domingo, 19 de junho de 2011

Planaltina


É uma antiga cidade de Goiás, agora uma região administrativa do DF. Situa-se ao norte do Distrito Federal.
Já completou 151 anos e tem mais de 230 mil habitantes.
Sua história é conhecida desde o século XVIII, quando era um ponto de parada no caminho da estrada real, utilizada para escoamento do ouro e arrecadação de impostos para o rei.
Quando a Comissão Cruls , em 1892, veio do Rio de Janeiro para realizar estudos para a implantação da capital federal no Planalto Central, na época da presidência de Epitácio Pessoa, foi em Planaltina que foi lançada a pedra fundamental da futura capital.
A partir da fundação de Brasília, a cidade foi dividida, ficando uma parte no Distrito Federal e outra em Goiás, esta com o nome de Planaltina de Goiás, conhecida também como Brasilinha.
Planaltina tem muitas ruas bem arborizadas em alguns setores, onde é comum as pessoas realizarem caminhadas. Tem também um setor tradicional, com construções antigas.
É interessante que a cidade é famosa pela via sacra que ali é encenada, na qual participa grande número de pessoas da comunidade do DF e de outros estados. O cenário para a representação religiosa encontra-se no Morro da Santíssima Trindade, conhecido como Morro da Capelinha.
Parte da representação ocorre em forma de procissão nas ruas da cidade. As cenas do Julgamento, Ressurreição e Ascensão de Jesus são representados no Morro da Capelinha por mais de mil atores.
Estive hoje visitando a cidade de Planaltina, visitando meu filho, e passeamos pelo setor tradicional e por algumas ruas com muitas árvores. Não conhecia ainda muitos aspectos dessa região administrativa, embora já tenha assistido à Paixão no Morro da Capelinha.
Sobre essa apresentação, lembro da cena da ressurreição e da ascensão, que são realmente impressionantes. Naquela ocasião, foram apresentadas quase à noite, e a iluminação torna marcante a representação de Cristo Ressuscitado.
Essa  é a cidade de Planaltina, que guarda um encanto de cidade do interior dentro do DF.






sexta-feira, 10 de junho de 2011

Antecipando a mudança

Quando eu estava vindo para Brasília, transferida pela empresa em que então trabalhava, não cansava de perguntar para as colegas que já tinham se mudado como era a cidade. Consultava mapas e via o que ficava perto do lugar em que iria morar. Assim, vi no mapa uma creche bem próxima de casa, mas depois verifiquei que ela ainda seria construída e a creche onde as crianças ficaram estava a umas sete quadras de distância. Algumas colegas falavam do desenho viário da cidade, cheia de viadutos e tesourinhas, porque não havia cruzamentos na cidade. Então Brasília para mim se resumia ao Plano Piloto, o centro de Brasília, parte planejada no plano original da cidade. Agora, como sabem, há muitos outros bairros e Brasília se estende até fora do DF, pois os municípios limítrofes fazem parte da grande Brasília.
Quando chegamos, tivemos de ficar um dia no hotel. A mudança estava para chegar. E chegou no outro dia, felizmente. A cidade nova era surpreendente mesmo, visitamos a torre e de lá pudemos observar as Asas Norte e Sul. Aprendemos a nos orientar dentro deste setor em que já estávamos morando.
Hoje é o dia da mudança de meu filho para a nova cidade em que vai morar. Veio antes para ver como era a cidade e tomar algumas providências. Agora está já se instalando. Desejo felicidades à família no novo local de morada. E estou curiosa para visitá-los, porque ainda não conheço bem a cidade e a casa nova.
Quando os israelitas estavam para chegar em Canaã, pela primeira vez, tinham também curiosidade sobre como seria aquela terra. Mandaram então doze espias, mas sabemos que a maior parte deles olhou a terra sob uma visão pessimista e não valorizaram o presente que Deus lhes daria. E só entraram em Canaã quarenta anos depois.
João em Patmos devia ter curiosidade sobre o céu e um anjo o levou em visão para uma montanha grande e muito alta e mostrou Jerusalém, a Cidade Santa, que descia do céu e vinha de Deus. "A cidade brilhava como um pedra preciosa, como uma pedra de jaspe, clara como cristal." (Apocalipse 21:11) 
E nós temos anseio pelo céu? Ou nos limitamos a saber que existe num futuro distante? Cristo está próximo e quer nos levar para lá com Ele.   
João, escritor do Apocalipse, disse, quando ouviu essa promessa: "Vem logo, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20)