domingo, 20 de outubro de 2013

Visitando Planaltina

Ontem foi aniversário do Claudio e estivemos em visita à família de meu filho, que reside em Planaltina, para lá confraternizar.
Planaltina é a região mais antiga do Distrito Federal e lá está a pedra fundamental da nova capital do país.
Sobre esta antiga região, estou republicando um artigo aqui do blog.

É uma antiga cidade de Goiás, agora uma região administrativa do DF. Situa-se ao norte do Distrito Federal.
Já completou 151 anos e tem mais de 230 mil habitantes.
Sua história é conhecida desde o século XVIII, quando era um ponto de parada no caminho da estrada real, utilizada para escoamento do ouro e arrecadação de impostos para o rei.
Quando a Comissão Cruls , em 1892, veio do Rio de Janeiro para realizar estudos para a implantação da capital federal no Planalto Central, na época da presidência de Epitácio Pessoa, foi em Planaltina que foi lançada a pedra fundamental da futura capital.
A partir da fundação de Brasília, a cidade foi dividida, ficando uma parte no Distrito Federal e outra em Goiás, esta com o nome de Planaltina de Goiás, conhecida também como Brasilinha.
Planaltina tem muitas ruas bem arborizadas em alguns setores, onde é comum as pessoas realizarem caminhadas. Tem também um setor tradicional, com construções antigas.
É interessante que a cidade é famosa pela via sacra que ali é encenada, na qual participa grande número de pessoas da comunidade do DF e de outros estados. O cenário para a representação religiosa encontra-se no Morro da Santíssima Trindade, conhecido como Morro da Capelinha.
Parte da representação ocorre em forma de procissão nas ruas da cidade. As cenas do Julgamento, Ressurreição e Ascensão de Jesus são representados no Morro da Capelinha por mais de mil atores.
Estive hoje visitando a cidade de Planaltina, visitando meu filho, e passeamos pelo setor tradicional e por algumas ruas com muitas árvores. Não conhecia ainda muitos aspectos dessa região administrativa, embora já tenha assistido à Paixão no Morro da Capelinha.
Sobre essa apresentação, lembro da cena da ressurreição e da ascensão, que são realmente impressionantes. Naquela ocasião, foram apresentadas quase à noite, e a iluminação torna marcante a representação de Cristo Ressuscitado.
Essa  é a cidade de Planaltina, que guarda um encanto de cidade do interior dentro do DF.



Templo da IASD em Planaltina, onde estivemos ontem



Minha neta Ana Luísa, numa das praças de Planaltina