quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Escola de Música de Brasília

Este é um dos locais aonde vou pelo menos uma vez na semana - a Escola de Música de Brasília. Situa-se na região central de Brasília - o Plano Piloto e tem alunos de todo o DF e de cidades próximas.
Seus cursos são de diversos níveis, desde a Iniciação Musical até o nível Médio, atualmente. 
Lá estudam meu neto e meu marido e por isso eu os acompanho até lá pelo menos uma vez por semana e aproveito o passeio ao local.
É um lugar muito interessante, porque os alunos costumam tocar seus instrumentos musicais nos corredores, estudando cada um suas músicas na maior descontração. Há instrumentos que são emprestados pela própria escola para estudo e muitos alunos estudam com esses instrumentos e, devido ao tamanho de alguns, estudam somente na escola. Acho isso muito agradável, ouvir muitas pessoas, de todas as idades ensaiando música na escola. 
A escola tem um amplo estacionamento e ao lado uma área verde, com árvores típicas da região. Também nessa área verde há alguns alunos que estudam, levando suas estantes para lá, geralmente quando seus instrumentos têm o som muito forte, como as tubas e trompetes.
Na fachada da escola há uma representação de teclado musical, que a caracteriza como escola de música.
Há um teatro próximo ao estacionamento, onde são ministradas as aulas de prática de conjunto, de banda e de orquestra. E ali também há concertos de músicos convidados. Às vezes assisto aos ensaios.
Gosto também de ficar lendo no estacionamento e apreciando o movimento dos alunos e professores.
Nesta semana, está havendo apresentações de grupos musicais formados por alunos e professores na área junto à lanchonete, numa espécie de hall central - é a Semana de Música na Escola de Música.
O ingresso nessa escola se dá por sorteio ou através de uma prova prática ou de uma entrevista.
A música traz vários benefícios para a vida, como trazer uma grande sensação de bem-estar ao ouvi-la ou praticá-la, aperfeiçoar o pensamento matemático, devido ao ritmo, aumentar a criatividade, oferecer a oportunidade de uma atividade em grupo. Estudei música em Porto Alegre, na escola de música da Universidade e isso trouxe um grande benefício à minha vida. Até hoje pratico música e me sinto muito bem nos momentos em que faço isso.
Convido você a aproveitar o que a música traz de bom, e, quem sabe, aventurar-se a conhecer alguma coisa do mundo da música. Experimente achar uma escola aí em sua cidade.