domingo, 30 de março de 2014

Porto Alegre vista do lago


Gasômetro, que abriga atualmente uma Casa de Cultura

Muito feliz hoje, aniversário de minha mãe. Estamos em Porto Alegre e visitamos ontem alguns familiares na cidade vizinha de Guaíba, Rio Grande do Sul.
Na travessia, vimos Porto Alegre, do catamarã da linha que liga as duas cidades.
 No catamarã


 Torre no Barra Shopping
Fundação Iberê Camargo 
 Centro administrativo do estado e centro da cidade
Estádio do Esporte Clube Internacional




quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma flor da América Central




Orquídeas, foto de SILVA, D. A.

Esta viagem quem fez foi uma de minhas irmãs; recebi um telefonema dela, diretamente do Panamá, me contando as novidades, aproximadamente há um mês, quando esteve lá.
Ela participou de um intercâmbio cultural e por uma semana esteve hospedada na casa de uma família de Costa Rica, em San Jose, a capital.
A família a levou a passear em vários locais, inclusive à Universidade Adventista em Centro América, a UNADECA, onde há uma capela. Como temos o costume de, mesmo em viagem, frequentar a igreja, foram duas vezes a essa Universidade, uma para familiarizar-se com o local e outra no sábado, para que ela assistisse ao culto. Esse hábito de ir à igreja em viagem surpreendeu um pouco os anfitriões.
Uma praia famosa em Costa Rica é a de Puntarenas, na costa do Pacífico.Uma curiosidade é que não são todas as famílias que têm internet em casa, mesmo na capital de Costa Rica. Para que a viajante pudesse mandar emails, tiveram de ir à casa de um familiar da família anfitriã, onde, a propósito, havia bastantes condições de conforto.
Foi na casa da anfitriã que minha irmã tirou a foto da flor que está acima.


Depois, a excursão foi ao Panamá, onde o grupo se hospedou em um hotel por alguns dias para finalizar a viagem. Através de um telefonema recebido de lá, aprendi algumas coisas: a Cidade do Panamá, capital, tem uma área com muitos arranha-céus e shoppings, o que lhe dá um aspecto moderno e próspero. O Panamá tem como grandes fontes de renda o turismo e o tráfego pelo famoso canal do Panamá. 
Esse canal liga o Atlântico ao Pacífico e uma curiosidade é a de que há uma diferença de nível entre os dois oceanos. Por isso, são necessárias eclusas, para que os navios sejam colocados no nível do oceano para o qual se dirigem, através do aumento ou diminuição do nível da água na eclusa. A taxa cobrada é bastante cara, de muitos milhares de dólares, já que a economia de tempo e combustível na rota compensa o pagamento. 
Assim, a viagem de hoje foi para a América Central, através de notícias de outra viajante.
UNADECA

Canal do Panamá

domingo, 16 de março de 2014

Parque Unipraias



Este foi um dos mais bonitos passeios que já fizemos. Pode-se partir de dois lugares diferentes para realizá-lo. No primeiro passeio ao Parque Unipraias, partimos de Camboriú. No segundo, da praia de Laranjeiras. O nome do parque vem exatamente dessa característica - ele une duas praias, através de um teleférico, com uma parada no topo da Serra do Mar, onde se pode admirar a Mata Atlântica.
Gostei especialmente de andar no parque ecológico, na primeira parada do teleférico. Pode-se passear por trilhas pavimentadas em meio à floresta e também é possível fotografar as duas praias - de um lado, Camboriú e do outro, Laranjeiras.
Para os que gostam, há também a possibilidade de praticar arvorismo ou andar num trenó que desce sobre trilhos na Serra. 
Preferi mesmo a caminhada, mas, numa das viagens, pude apreciar meu neto se divertindo no arvorismo.
É mais um passeio bonito no sul do Brasil.