segunda-feira, 14 de abril de 2014

Expresso DF

Pela primeira vez, visitei hoje o terminal do Gama do Expresso DF. Está funcionando a parte sul dessa obra de transporte urbano no DF, ligando a cidade regional do Gama e a parte central do DF - o Plano Piloto.
O terminal do Expresso fica fora da cidade, nas imediações do pólo da Universidade de Brasília na região.
Fui de carro, de carona com meu esposo e, descendo já próximo ao terminal, utilizei um passeio para pedestres existente na saída da cidade, próprio para caminhadas. 
Tinha uma curiosidade: como atravessar a pista? Imaginava que havia um túnel, visto que não há uma passarela, como nas demais estações do Expresso DF. E há mesmo esse túnel, embora não totalmente finalizado. Está funcionando uma parte do acesso. 





Pude ver bem de perto os ônibus articulados. Como se sabe, são novos e estão em fase de testes. Tirei algumas fotos através da tela de proteção, antes de atravessar a passagem de pedestres, à esquerda do túnel pelo qual acessei a estação.




A plataforma de embarque está sinalizada e funcionando, em teste, embora  a finalização das obras esteja ainda em andamento.








Espero que esta etapa do Expresso DF funcione perfeitamente após o período de testes e finalização da obra e que colabore para uma ligação melhor e mais agradável e rápida entre as diversas regiões do DF.
Brasília está com 54 anos e o problema do transporte público insuficiente se agrava, como é de se observar. As ocupações em Brasília, grande parte na área pública, centralizam-se na região central e, como era de se esperar, o fato de a maior parte das pessoas residirem fora dessa região, faz com que se necessite cada vez mais de um transporte mais eficiente. Esperemos que esse seja o início da modernização do transporte coletivo no DF e que essa modernização ocorra mais rapidamente.