segunda-feira, 12 de maio de 2014

Passeio de Dia das Mães

Na manhã de um domingo de muito sol e céu azul, Dia das Mães, nada melhor do que um passeio. Por isso, fomos para um lugar muito aprazível aqui em Brasília - visitamos alguns recantos do Jardim Botânico. Havíamos ido lá no início do mês, mas nosso neto não tinha ido conosco. Assim, ontem vimos mais alguns recantos que não tínhamos visitado naquele local e contamos com a companhia do Lucas.



O Jardim de Contemplação tem um lago com peixes de várias cores, assim como o Jardim Evolutivo, que vimos de novo. 
No Jardim de Contemplação, há placas descrevendo os diversos biomas do Brasil, como os Pampas, a Amazônia, o Pantanal. Atrás desse recanto, há trilhas que levam a outros locais do parque.
As plantas aquáticas do Jardim Evolutivo, ontem apresentavam belas flores abertas e no orquidário havia uma nova flor nascida.
Na saída, passamos pela Alameda dos Estados e das Nações, onde fotografei o anfiteatro com assentos construídos de troncos. 
Comemorei o Dia das Mães, tirando fotos com meu neto, que mora conosco, e com meu marido.














quinta-feira, 1 de maio de 2014

Jardim Botânico de Brasília


Conheci hoje um lugar muito lindo aqui em Brasília, o Jardim Botânico. Ele se situa próximo ao bairro Lago Sul, que acessamos pela ponte JK, a mais nova das três pontes que ligam a região central de Brasília ao Lago Sul e bairros próximos.
Depois de algumas voltas até localizar o Jardim, próximo à Escola Fazendária, entramos numa fila de automóveis que procurava acessar o local. Após a entrada, atingida rapidamente - e fomos dispensados de pagá-la, como todas as pessoas de mais de sessenta anos - passamos por uma grande alameda de árvores nativas, Alameda dos Ipês. Depois de aproximadamente 2 km, chegamos ao centro do parque, onde se situam os diversos recantos.



Há área para piqueniques, Centro de Visitantes, com uma casa de chá, Jardim Evolutivo, Orquidário, Jardim Japonês, área de Educação Ambiental. 
Ficamos mais tempo no chamado Jardim Evolutivo, construído em forma circular, dispondo as plantas das mais simples, no centro, às mais complexas, em volta. O lago apresenta peixes de várias cores, que hoje eram observados por muitas crianças, acompanhadas de seus pais. Há plantas aquáticas belíssimas nesse lago. 
No Orquidário, ao lado desse jardim, muitos exemplares de orquídeas, mas, hoje, havia poucas flores desabrochadas.
O Jardim Japonês apresenta ponte típica, construção com um grande carrilhão, formado por peças de metal de vários tamanhos, pequena montanha com pedras e vegetação, vários caminhos calçados no meio das plantas. Fica bem ao lado do recanto de Educação Ambiental, que mostra uma casa de pau-a-pique e tem também, como a nos recepcionar, um boneco com aparência de robô, construído de latas e outros materiais reciclados.
Depois de nos deliciarmos com a paisagem  - plantas bem cuidadas em todos esses recantos, lago de águas cristalinas e muitas árvores, nos dirigimos à saída por outra alameda, passando ainda por um anfiteatro, com bancos rústicos, construídos de troncos.