domingo, 13 de julho de 2014

Rio Quente

Rio Quente é a cidade onde fica o parque temático Hot Park. Também é o nome de um rio de águas mornas, que passa na cidade.
Como já contei no outro blog, no dia de meu aniversário visitei essa cidade e o parque, famoso na região.
Pela primeira vez, hospedei-me num lugar que tem acesso direto ao Rio Quente. Atrás da área  do parque aquático do prédio do apart-hotel, passa o rio, no qual foram preparadas piscinas de pedra. A água forma também,  nos declives do seu curso, pequenas cachoeiras, onde as crianças permanecem muito tempo brincando. As águas são de temperatura bem agradável.
Mas o que torna a cidade mais procurada é o Hot Park. Lá existem atrações para todas as idades. 
Por falar em idade, os idosos e os estudantes têm um desconto bastante significativo no preço das entradas, que é bastante seletivo. Há também descontos no mês de aniversário do visitante, quando este paga aproximadamente o preço de meia entrada. (Foi meu caso na semana passada.)
Inicialmente, esse parque fazia parte de um hotel conhecido como Pousada do Rio Quente. Existe agora um resort, separado do parque, com áreas privativas, e o parque, que pode ser acessado pelo público em geral.
Não havia ainda experimentado as famosas boias que se deslocam em círculo no Lazy River, chamado na tradução de Rio Lento. Desta vez, eu as usei e depois ainda fiquei algum tempo numa outra parte das piscinas ao lado dessa atração.
Visitamos também a Praia do Cerrado, onde é possível atravessar as ondas (artificiais, evidentemente) mais fortes ou ficar apenas na beira da água, sentindo-as já mais brandas. O cenário criado ali lembra verdadeiramente uma praia, numa região - no centro do país - em que não existe mar.
Numa caminhada que fizemos após o almoço, vimos um lago formado com as águas do Rio Quente, onde se viam peixes de uma tonalidade azulada. Ali é possível praticar mergulho ou andar em caiaques que têm o fundo transparente, permitindo observar os peixes, abaixo da superfície da água.
Os brinquedos mais radicais, como os tobogãs e montanhas russas elevadas, deixei para meu neto experimentar. Mas participei da hidroginástica numa piscina com água bem quente - uns 38 graus -  a minha preferência.
É um local onde sempre se deseja voltar, e essa é a minha terceira visita ali. Espero repetir logo essa experiência agradável.