quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Viajando em família - quarenta e quatro anos

                                                            
Estou comemorando nesta postagem meus quarenta e quatro anos de casamento, completados hoje, 28 de outubro.
Eu e Claudio, casamos em Porto Alegre, logo após a conclusão de meu curso na UFRGS.
Nos conhecemos na igreja, namoramos por dois anos, nos quais muito passeamos no Parque Farroupilha, e depois casamos. Viemos morar em Brasília em 1974, quando já tínhamos dois filhos, Amanda e Alessandro.
Aqui em Brasília, nasceu o Moisés, as  crianças cresceram e casaram, nasceram oito netos, dos quais o mais velho, o Lucas, mora conosco.
Gostamos muito de passear e fazer caminhadas juntos e ilustro o post com alguns desses momentos.
Podemos dizer, como encontramos na Palavra de Deus, que "até aqui nos ajudou o Senhor".


 

 
 
 
 
 



 
 

 
 
 
 

domingo, 25 de outubro de 2015

Flamboyants agora

Brasília tem uma extensa área arborizada em todas as regiões. Neste mês, florescem muitos flamboyants e uma emissora de TV local criou agora o concurso para apresentar fotos dessas árvores.
Realmente elas nos dão um show de beleza.
Estas que fotografei contemplei várias vezes na última semana, quando retornava da escola em que trabalho pela Ponte das Garças. Onde estacionar para fotografá-las? Descobri hoje, subindo pela rampa da tesourinha próxima. Fomos parar no setor de embaixadas, onde fotografamos estas lindas árvores flamejantes - algumas vermelhas e uma espetacular, laranja, formando uma especie de alameda.




                                                                Setor de Embaixadas

domingo, 18 de outubro de 2015

Passeio na manhã de domingo

A caminhada de hoje praticamente não aconteceu. Eu queria ir a uma quadra que fica a 2 km do prédio em que moramos para ver algumas árvores e fotografá-las. Ida e volta somariam 4 km e o Claudio resolveu que era melhor ir de metrô (apenas uma parada de diferença entre nossa casa e o local visado). Como raramente utilizo o metrô, achei boa a sugestão.
As árvores que estão florindo agora em Brasília são os flamboyants, na maior parte vermelhos, porém alguns com uma cor tendente a alaranjado. Há muitos assim ao lado do Eixo Rodoviário Sul, que é interditado para os carros no domingo, dia de caminhada e passeio ciclístico na área. Havia um ponto de aluguel de bicicletas, com exemplares de todos os tamanhos.

Metrô, na estação 112 Sul


Eixo rodoviário sul no domingo 18.10, em Brasília

Atingindo nosso objetivo, consegui fotografar as árvores floridas com minha pequena câmera.









Os flamboyants são árvores próprias para urbanização, porém  destinam-se a grandes espaços, devido a sua altura de 7 a 10 metros e não devem ser plantados junto a calçadas porque as raízes irão danificá-las. Temos aqui em Brasília muito espaço verde e gramado,  ideal para as muitas árvores que ornamentam e enchem de vida nossa cidade.

domingo, 11 de outubro de 2015

Passeios em Formosa


Hoje aproveitamos o dia vendo as atracoes turisticas de Formosa. - Goias.  A principal atracao , como ja mencionei ontem, eh o salto do Itiquira, com uma cachoeira em queda livre de 168 m. Fomos la pela manha e pudemos ver e fotografar a cachoeira. Ha uma especie de mirante de onde se pode ver a cachoeira.
O local eh belissimo. Alem da vista da cachoeira, ha muitos pocos para banho no rio que corre ao lado da mata. A agua corre entre as pedras e, logo apos a queda,  forma  uma torrente clara.Ha uma trilha facil ao longo do rio.
O dia estava quente e, na hora em que resolvemos sair do parque ecologico, que eh administrado pela Prefeitura de Formosa, parecia que toda a cidade tinha vindo ao lugar - e estacionado na descida que leva aa entrada, em meio a uma mata nativa.
Vimos um policial da guarda municipal comentar que iria interditar a entrada para os carros, de forma que nao entrassem mais veiculos, porem passamos a pe pelo engarrafamento na subida, onde estava tambem o carro dirigido pelo policial, de forma que as pessoas continuavam a descer de carro. Felizmente o nosso estava um pouco mais acima e nao ficou trancado, de forma que saimos facilmente.







Mais adiante, entramos num clube, do qual comprei um titulo ha quarenta anos. Iriamos almocar la. So que havia muitos corretores numa sala decorada com baloes, chamando os socios para um recadastramento. Fomos la e descobrimos que a taxa cobrada, com a justificativa de que havera uma reforma no clube, era bastante elevada (acima de mil reais). Assim, dissemos que iriamos decidir depois e terminamos vindo almocar em Formosa, no restaurante mais central - o Casarao - por 20 reais para nos dois.
Aa tarde, fomos ver a Lagoa Feia, que eh um ponto de lazer popular dos moradores da cidade. Tiramos fotos bonitas ao por-do-sol e ate conseguimos que um casal tirasse uma foto de nos dois juntos.

                                    

Antes de voltar ao hotel, ainda voltamos ao pequeno Lago do vovo, onde tinhamos ido ontem no final da tarde. Em volta do lago, ha muitos locais para lanches, de onde eh possivel admirar o local.
Foi um de muitos passeios.

sábado, 10 de outubro de 2015

Em Formosa - Goias



Chegamos aqui hoje. Formosa fica a 100 km de Brasilia aproximadamente, tem muitos habitantes gauchos, e uma area rural bastante grande.
Hoje, no final da tarde, havia um grupo de cavaleiros desfilando no centro da cidade.
Formosa cresceu bastante nos ultimos anos, ha condominios e predios de apartamentos novos.
Hoje so passeamos um pouco pelo centro da cidade e numa praca proxima, chamada Lago do Vovo, um lugar muito calmo, onde algumas familias passeavam.
Mas por que viemos a Formosa? Eh que fica aqui uma cachoeira famosa, chamada Salto do Itiquira, muito alto, creio que das mais altas do Brasil.
Amanha devemos visitar o parque onde fica o Salto do Itiquira. Por enquanto, vejam algumas fotos da cidade.




sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fim de semana

Fim de semana prolongado, estou me preparando para visitar uma cidade próxima e rever algumas paisagens que há tempos não visito.
O tempo está bastante quente e o sol brilhando.
Creio que teremos um ótimo tempo neste fim de semana. Imaginem para que cidade vou.
Volto com notícias.
Aproveitem também o feriado.

sábado, 3 de outubro de 2015

Brincando com a Chica

Na última semana já postei aqui a blogagem coletiva do blog Chica brinca de poesia e hoje estou postando a blogagem do Sementes da Chica. Também estou acrescentando esta participação na página própria do blog Viver.
A cada semana, a Chica posta uma palavra e nós participantes criamos frases com essa palavra, que são publicadas no sábado.
A palavra hoje é:
Formei a frase:

Cada novo passeio é uma vivência inesquecível.

Sei que todos nós gostamos de passear, às vezes perto e às vezes longe. Posso ir ao sul do Brasil e posso dar uma volta na minha quadra ou no parque próximo. Sempre é uma experiência nova. Achar algo de interessante e belo perto ou longe é positivo para nós e aumenta nossa possibilidade de ser feliz.
Assim é que coleciono passeios neste blog e também em outros.
Desejo a todos ótimos passeios e muitas vivências agradáveis.








Poderá também apreciar:

Brincando de poesia                                    



















sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bênçãos da semana - chuvas de bênçãos



 Chovendo hoje, o dia está nublado, a temperatura amenizou-se e a umidade ficou equilibrada. Temos
24 graus agora, umidade de 59% e tempo nublado.
Já recebi algumas gotas de chuva enquanto circulava de uma sala de aula para outra, mas o dia está bem agradável agora.
Creio que a estação chuvosa está iniciando de verdade neste final de setembro.
O céu azul sem nuvens deu lugar ao céu nublado. A chuva representa uma bênção!



Que tenhamos chuvas de bênçãos em nossa vida, como dizem as palavras deste hino religioso:


Este post integra-se ao projeto Bênçãos da Semana, blogagem coletiva proposta pelo blog Compartilhando bênção.