terça-feira, 28 de abril de 2015

Porto Alegre

                                                         Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Como sabem, nasci em Porto Alegre e, por isso, visito bastante aquela cidade, capital do
extremo  sul do Brasil, o Rio Grande do Sul. A visita repetiu-se mais uma vez.
Além de estar com minha mãe e familiares, revi alguns lugares onde já havia estado recentemente, como o Lago Guaíba, que atravessei mais uma vez no catamarã, dirigindo-me à cidade na outra margem do lago e que tem seu nome - Guaíba. Agora o catamarã está fazendo uma parada no sul de Porto Alegre, antes de iniciar a travessia, em frente ao shopping chamado Barra Shopping. Isso deve ser útil aos turistas que se hospedam no centro da cidade: é interessante passear na área sul da cidade e o shopping é o mais novo na capital dos gaúchos.
No centro da cidade, vi alguns prédios tradicionais na cidade e que são sede de centros culturais famosos.
O antigo prédio dos Correios, junto à Praça Senador Florêncio (antiga Praça da Alfândega) é sede do memorial do Rio Grande do Sul; o prédio ao lado abriga o Museu de Arte do Rio Grande do Sul; e o prédio do outro lado é a sede da Casa de Cultura do Banco Santander.
Seguindo a rua dos Andradas - a famosa rua da Praia - na direção oposta à da av. Borges de Medeiros, encontramos o bonito prédio do Hotel Majestic, onde morou em vida o poeta Mário Quintana e que agora é sede da Casa de Cultura Mário Quintana.
Todos esses centros culturais ficam num pequeno intervalo de algumas quadras.
Mostro as fotos dos prédios. Quando forem a Porto Alegre, procurem vê-los .
Ainda no centro, depois de passar pela Galeria Chaves (espécie de centro comercial que liga duas ruas, muito comum na cidade), visitei novamente o interior do Mercado Público, prédio muito querido dos portoalegrenses, que sofreu um incêndio há dois anos mas está mais que nunca vivo, com restaurantes, lanchonetes, venda de alimentos in natura e uma arquitetura belíssima.
Foi apenas um fim de semana, porém fiquei feliz em rever minha cidade. Já na segunda-feira, fizemos uma caminhada para a casa de mamãe, onde estávamos hospedados, passando, é claro pelo querido Parque Farroupilha (ou da Redenção), por onde muito passeamos na juventude.
Mercado público

                                     Memorial do Rio Grande do Sul, antigo prédio dos Correios
                                  Lateral do Memorial do RS, vendo-se ao fundo o cais do porto

                               Prédio da Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic
   



                                                                     Galeria Chaves

                                                                            Parque Farroupilha




terça-feira, 21 de abril de 2015

Aniversário de Brasília




Hoje, 21 de abril, é o dia de aniversário de Brasília. Nossa cidade está completando 55 anos.
Vou mostrar um parque que conheci há pouco tempo. Fica no Lago Sul, junto a uma pequena capela, chamada Ermida D. Bosco. Seu patrono é também o padroeiro de Brasília. Trata-se de um religioso italiano, que viveu no século XIX. Sonhou com um local próspero, onde haveria "leite e mel", entre os paralelos 15 e 20 no hemisfério sul., e num local onde se formava um lago. Este local tem sido identificado com a atual capital brasileira e  por isso foi construída a capela.
Há uns 40 anos atrás, quando costumava visitar o local frequentemente, ao passear de automóvel circulando o lago, havia apenas a capela, sobre um barranco, de onde se avistava o lago, sobre o qual o  pôr-de-sol é famoso. Voltei lá este mês, e pude ver o lindo parque construído na descida, que foi  gramada e urbanizada. Há uma espécie de escultura em palavras e imagem- as palavras "Eu  Brasília", com um coração significando "amo", onde muitas pessoas tiram fotos. Vi também noivos e debutantes sendo fotografados junto à paisagem do parque ecológico.
As pistas asfaltadas para caminhada vão até a beira da água, que alguns visitantes aproveitam para  banho.
É um parque diferente, que permite avistar o lago de longe e também estar junto a ele ou mesmo tocá-lo.
O lago Paranoá e os parques são parte desta cidade onde moramos, e nos proporcionam momentos de lazer agradáveis em belos passeios.