Pular para o conteúdo principal

Tour em Porto Alegre



Sou de Porto Alegre, da Cidade Baixa, mas atualmente lá eu sou turista. Neste blog, mostro um tour na cidade.
Passear em Porto Alegre inicia pelo centro da cidade, com a visita à Rua dos Andradas, importante rua comercial, que tem trechos reservados somente para pedestres, onde uma multidão olha as vitrines ou simplesmente passeia. No centro ainda, é interessante visitar a praça em frente à Prefeitura,  com chafariz e pombos, o Mercado Público, do outro lado da avenida, mais abaixo a travessia hidroviária para Guaíba em modernos catamarãs e mais adiante ainda a ponte sobre o Guaíba.
Não se pode deixar de ver os parques -  próximo ao centro o Parque Farroupilha  ou da Redenção, nome tradicional e,  no início da zona norte, o chamado Parcão, duas áreas verdes famosas, ótimas para caminhadas.
Uma outra área muito interessante para visitar é a do gasômetro, antiga usina de energia elétrica, onde atualmente acontecem exposições e eventos culturais. Junto a esse prédio antigo, cuja torre, muitas vezes foi ornamentada como uma brilhante árvore de Natal, há uma área urbanizada na margem do lago Guaíba, própria para caminhadas. Aos domingos, a avenida em frente é interditada para os carros e é possível pedalar bicicletas e triciclos que são alugados no local. Também há barcas que saem para passeios no Guaíba a partir desse local. 
Mais para o sul, está o estádio Beira Rio (houve tempo em que o Guaíba era considerado rio) e os shoppings Praia de Belas e Barra Shopping, este inaugurado há poucos anos e onde se encontra uma grande praça de jogos de dois andares.  E outro shopping famoso na cidade é o Iguatemi, na zona norte.
Vamos acompanhar aqui um tour em Porto Alegre.




Travessia hidroviaria
 
A travessia do lago Guaíba - que já foi chamado rio - antigamente era feita apenas por uma ponte. Agora há uma linha de catamarãs que efetuam a travessia hidroviária.
Esta é a antiga ponte, que fotografei quando estive em Porto Alegre no Natal passado.

A atual travessia hidroviária, além de ser utilizada normalmente como transporte pela população de Guaíba, cidade fronteira a Porto Alegre, do outro lado do lago,  é um passeio atraente para os turistas. Vindo de Guaíba para Porto Alegre, passa um cenário belíssimo, através da janela do catamarã, que no interior se assemelha a um moderno ônibus, com bancos estofados e vídeos para serem assistidos.
São clubes náuticos,  casa de cultura, o estádio Beira-Rio, o centro administrativo do estado do Rio Grande do Sul, o centro da cidade com o antigo Gasômetro, agora também uma casa de cultura, por fim o cais do porto e o local de embarque e desembarque no centro, próximo ao mercado. 














Parque Farroupilha


Antes de retornar de Porto Alegre, nas férias, passei novamente no Parque Farroupilha.
Era domingo de sol, havia muitos jovens em grupos na área central do parque, e também muitos vendedores de pipocas e algodão doce com seus carrinhos.
A fonte luminosa na área central foi ligada. O Monumento ao Expedicionário, na mesma linha da fonte, lembrava a luta de muitos pracinhas brasileiros na 2a. Guerra Mundial.
Algumas notícias sobre fatos ocorridos no Parque, envolvendo violência contra os visitantes e acidente causado pela queda de árvore haviam-me deixado um pouco pesarosa.
Este é o mais antigo parque de Porto Alegre e o grande número de árvores torna mais agradável o clima, principalmente quando o calor é intenso, como ocorre neste verão. É um lugar muito lindo e de fácil acesso para a população de muitos bairros da cidade. Vale a pena um esforço dos órgãos governamentais e mesmo um movimento de reivindicação dos visitantes habituais do parque para que tantas pessoas tenham segurança no acesso ao lazer nesse  tradicional  e aprazível lugar.
Espero que o Parque Farroupilha continue deliciando a população de Porto Alegre e os turistas que visitam o local.


Fonte luminosa no Parque Farroupilha

Monumento ao Expedicionário Brasileiro



Orla do Gasometro
Ainda não é um parque, mas é uma área admirável que Porto Alegre oferece para lazer e caminhadas à beira do lago Guaíba, junto à antiga Usina do Gasômetro.

Esta Usina é uma antiga construção, que tinha originalmente a função de produzir energia elétrica a partir de carvão mineral. Atualmente desativada, como é de se esperar, foi transformada numa área cultural.

Há shows e exposições permanentemente no prédio e na área próxima.

Já assisti a concerto por ocasião do Natal na área em frente ao prédio e também lembro de um memorável espetáculo de fogos de artifício no lago Guaíba, por ocasião do Ano Novo, perto da imensa árvore de Natal construída muitas vezes ao lado do prédio histórico do Gasômetro.

Os passeios à beira do Guaíba são muito agradáveis e também é oferecida a oportunidade de alugar triciclos e pedalá-los na área, interditada para os carros aos fins de semana. Se houver calor, é possível refrescar-se durante a caminhada num dos chuveirinhos. Para quem aprecia a ginástica com aparelhos, há também um local próprio. No final da tarde é possível ver e fotografar um dos mais belos espetáculos de pôr-do-sol.


Para os que apreciam os passeios aquáticos, é possível fazer um tour de barco, pois há um cais turístico no local.

E sempre é possível admirar o lago e a bela paisagem, saboreando um lanche oferecido num dos quiosques existentes no local.

Lugar para todas as idades, para muitas atividades, para ver e sentir o lazer e o turismo que Porto Alegre oferece.





















Veja mais em  Porto Alegre - tour


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oportunidades

Hoje, no intervalo das aulas, ocorreu uma cena inusitada. Uma menina estava tranquilamente sentada no jardim da escola, conversando com as colegas quando alguma coisa lhe ocorreu. Levou a mão ao rosto, quase desmaiou, o sangue escorreu pela face. Um professor a socorreu e levou-a para nossa sala. Ela havia recebido uma pedrada no rosto. Alguém falou que pessoas de fora do muro da escola haviam jogado pedras. Mas, conforme apuramos em seguida, a pedra veio de dentro da escola e, ao que tudo indica, conforme testemunhas, das mãos de um colega de sala da vítima. Felizmente, ela parecia bem no final do dia, após voltar do hospital, aonde foi acompanhada por professores e pela direção da escola e após receber pontos no ferimento. Soubemos que o agressor havia recebido uma oportunidade de continuar na escola após uma transgressão anterior. Há uma cultura atual de oferecer chances de recuperação às pessoas. Estou de pleno acordo com o direito que todos têm de se recuperar. Entretanto, lem...

Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil, também em Porto Alegre, na zona sul, fica junto às Avenidas Beira Rio e Borges de Medeiros e também à Av. Praia de Belas, em frente ao Shopping Praia de Belas. Apresenta muitas quadras para esportes e pista para caminhadas. Por ser bastante extenso, e avizinhar-se a chuva, visitamos apenas uma parte, próxima ao Shopping. O parque é arborizado e tem muitas áreas gramadas. Observamos uma rampa para bicicross, onde diversos jovens se exercitavam.  Encontramos no parque, ao lado da Av. Borges de Medeiros, trecho que continua a mesma avenida da área central da cidade,  um impressionante monumento homenageando o Direito à Memória e à Liberdade, dedicado aos que morreram na luta pela liberdade, em especial a Manoel Raymundo Soares, cujo corpo foi encontrado à época com as mãos amarradas boiando no Guaíba. Apresenta as mãos algemadas,  uma mão crispada empunhando uma haste de bandeira e  outra mão aberta, voltada para cima. O céu estava...

Passeio em Gramado

Época de férias escolares e lá fomos nós de novo para o sul. Não deixamos de visitar Gramado, é claro. Quando chegamos, a temperatura estava bem fria para o verão e tive, ainda na rodoviária, de abrir a mala e achar minha blusa e meu casaco de frio. O tempo ficou mais firme e a temperatura subiu, mas não muito. Passear em cada rua de Gramado é uma festa, particularmente neste período do Natal Luz, que termina este ano em 15 de janeiro (próximo domingo). As atrações são numerosas. Visitei neste meu último passeio o Minimundo, com réplicas de atrações no Brasil e no mundo, e o Lago Negro, com pedalinhos em forma de cisnes ou de embarcações piratas e com uma trilha florida de lindas hortênsias em volta. As ruas ficam lindamente ornamentadas, e cada ano é um motivo diferente. À noite, a festa do acendimento atrai uma multidão para a frente da rua Coberta. No prédio em frente, inicia-se o acendimento das luzes todas as noites às 20h30, numa sacada ornamentada com e...