A internet e eu





Como comecei a usar a internet


Na década de 1990, eu morava numa chácara com meu esposo, meus filhos e um netinho e não conhecia a internet, embora tivesse computador em casa. Lembro de ter ido com meu filho mais novo a uma lan house para que ele tivesse acesso a emails encaminhados pelo serviço dele e os respondesse. Na empresa em que eu trabalhava, havia utilizado  mensagens apenas internas por uma rede própria da empresa
Quando comecei a lecionar, lembro-me que uma colega me ajudou a entrar num site e me inscrever como usuária de um serviço de emails. Tenho esse endereço até hoje, embora possua também emails secundários.
Meu contato inicial com a internet foi então o de encaminhar mensagens para comunicação no computador do meu serviço.
Foi então que as operadoras de telefonia, passaram a disponibilizar o acesso através de modem ligado ao computador. Foi aí que meu computador e eu passamos a nos ligar com o mundo.
Um dos sites que me atraíram no início foi o google earth, através do qual eu podia ver o próprio local em que morava, os locais que aprecio fora da minha cidade e mesmo locais que me atraem no mundo. 
Depois de algum tempo, descobri que poderia utilizar a internet também para registrar meus momentos em blogs, e passei a postar imagens e memórias em um site. Depois de algum tempo, deixei de usá-lo e atualmente não tenho mais acesso a esses meus registros iniciais na net.
Foi já no final da década de 2000 que "descobri" o blogger do google (www.blogger.com), através do qual me expresso hoje na maior parte de minhas páginas. Precisei criar um blog para usar com as  turmas da escola, o Sala de Português,  que mantenho até hoje, embora esteja aposentada. Atualmente, posto lá os conteúdos que a turma de meu neto está estudando e geralmente muitos estudantes consultam estes posts atuais e os antigos.
Depois, criei outros blogs,  sobre vivências familiares ou de viagens em família, sobre música e sobre lugares visitados. Para quem gosta de escrever, blogs são ótimos passatempos. 
Nas próximas postagens, vou comentar com vocês algumas de minhas vivências através do uso da internet, que não se resumem aos blogs.
Também posso explicar alguns detalhes do uso da internet que poderão ser úteis para pessoas talvez da minha idade ou mais jovens que tenham menos experiência na área. Se quiserem perguntar sobre algum detalhe nos comentários,ou relatar sua própria experiência com a internet, estejam à vontade.
As oportunidades de lazer, comunicação e outras oferecidas pela rede mundial são muitas e é claro que não usei todas, mas posso relatar algumas, várias. Aguardem a continuação.

Lago em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil

Algo que nos alegra na rede são muitas imagens bonitas postadas aqui. 
Acompanhando as mensagens que vejo, há imagens de flores, animaizinhos, paisagens belíssimas.
Alguns profissionais e apreciadores da fotografia apresentam fotos artísticas de lugares maravilhosos.
Outras pessoas viajam e postam fotos de diversos lugares que visitaram.
Gosto também de compartilhar algumas fotos de lugares que visito, principalmente do sul do país, onde moram alguns familiares e também da cidade onde moro, no centro do país.
Geralmente vou visitar meus familiares nas férias de verão e então trago algumas fotos das paisagens que vi.
O Brasil é muito rico em natureza e sempre trago algumas imagens bonitas, como deste lago com uma ilha coberta de hortênsias e deste canyon chamado Caracol, no estado do Rio Grande do Sul e deste parque na minha cidade, o Jardim Botânico de Brasília.

Canyon e cachoeira do Caracol, em Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

Jardim Botânico em Brasília, Distrito Federal, Brasil







Mensagens não verbais


A internet apresenta muitas imagens, e este é um dos fatores que a tornam atraente.Em decorrência do grande número de imagens, a linguagem utilizada muitas vezes é a linguagem não verbal, isto é, sem palavras. Cabe aos usuários - aqueles que utilizam a net -  compreenderem essa forma de linguagem, não usual para alguns.
Ontem, encontrei, ao abrir o site Google, a imagem de um campo de futebol com alguns jogadores e uma figura representada pela letra P andando para lá e para cá, parecendo contrafeita. Tive de chamar meu neto para decifrar a charge. Tratava-se de um técnico de futebol, preocupado com o time. Que time? Algum dos que participam da Copa do Mundo. Que técnico? Talvez todos, ou quem sabe os próprios espectadores, que nesse momento se colocam como técnicos, cheios de sugestões. O P não consegui decifrar. Se alguém souber, pode me ajudar, postando nos comentários. Poderia ser P de Professor, pois muitas vezes o técnico é chamado de professor.
Hoje, no mesmo site, uma variedade imensa de letras numa arquibancada e um torcedor verde - o Brasil - parecendo mais descontraído que os outros, pois está lendo um livro calmamente, agitando-se levemente apenas algumas vezes, para participar da torcida. É uma alusão ao fato de que o Brasil hoje não participa de nenhum jogo e os torcedores estão apenas a observar descontraidamente os jogos das demais seleções.
Descobri hoje mais rapidamente o sentido da charge. Estou ficando melhor nisso.




Mensagens inspiradoras

Uma coisa que aprecio na internet são as mensagens de otimismo e bênção que recebemos.
Estou usando bastante o google + e os amigos virtuais que adicionei nessa rede todas as manhãs enviam mensagens agradáveis.
Hoje, estou lendo às 8h8min aqui no Brasil:
"Bela terça-feira - Só Deus pode valorizar o que criou."
"Querido Deus, entrego minha família em suas mãos."
"Senhor, neste dia quero pedir-te saúde, força, paz e sabedoria."
E ontem à noite havia mensagens como "Que você e sua família tenham uma noite abençoada."
No facebook, outra rede de que participo, há mensagens assim também, porém lá as mensagens são mais variadas, incluindo humorismo, política e outros assuntos.
Ver mensagens agradáveis alegra a vida e faz-nos enfrentar os dias com mais disposição e ânimo.
Desejo a vocês também um dia muito agradável e cheio de bênçãos!



25 anos



Parabéns a nós todos! Li que a internet completa hoje 25 anos.Nasceu em 12 de março de 1989, quando um britânico,Tim Berners-Lee, trabalhava em um laboratório do CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear e pensou em uma maneira fácil de acessar os arquivos de computadores interconectados.
Ele deu forma à essa ideia em um artigo publicado em 12 março de 1989, data adotada como a partida para o início da "World Wide Web", literalmente rede de extensão mundial.
A internet teve uma precursora, criada nos Estados Unidos, a Arpanet,  para ligar computadores em redes. Depois a internet teve como rivais as similares  CompuServ e Minitel, sendo estas duas redes pagas.


À medida que as informações armazenadas na web crescem, aparecem serviços gigantes para buscá-las, como o Google e o Yahoo.
Se hoje não tivéssemos internet, ainda estaríamos entrando em grandes filas para  comprar passagens aéreas e mesmo terrestres e bilhetes de entrada para grandes eventos. Estaríamos lotando as agências de Correio com cartas pessoais e tornando inviáveis as linhas telefônicas pela multiplicação de ligações. Os bancos estariam lotados de pessoas buscando acompanhar suas contas correntes. As bibliotecas não teriam lugar para tantas pessoas pesquisando qualquer informação em livros, enciclopédias  ou revistas e as pessoas estariam procurando em guias telefônicos empresas que vendessem os produtos que desejassem.  Estaríamos acumulando álbuns e álbuns de fotos e descrevendo nossas experiências em diários de papel.
Tudo isso se não tivéssemos a internet, pois essa rede influi nas comunicações nas pesquisas, no comércio e em toda a nossa vida diária. Por isso, neste aniversário, parabéns para nós que incorporamos a rede mundial à nossa vida diária.


Do que está cheio o coração falam os cliques

Poucas pessoas sabem disso. Mas as grandes empresas já descobriram: do que está no coração falam os cliques.
Há alguns meses, descobri aqui na internet uma empresa que vende roupas femininas por um preço bem acessível e oferece modelos que me servem.
Comprei dois modelos, e, embora meu marido tenha ficado preocupado, eles foram entregues fielmente antes do prazo previsto, serviram perfeitamente e já os usei muitas vezes. 

O que quero contar aqui, entretanto, é que, durante muito tempo, toda a vez que abria a internet, eu via o anúncio dessa empresa de roupas femininas.
Fazendo um curso sobre marketing na internet (numa outra ocasião, conto a vocês), descobri que há basicamente dois tipos de anúncios na internet: anúncios contextuais, que se aplicam ao assunto da página, e anúncios baseados em interesses, que se aplicam ao interesse da pessoa que lê a página.
Quando você estiver lendo esta página, provavelmente verá um dos dois tipos de anúncios. Talvez você veja um anúncio sobre a internet, sobre criar um blog ou algo assim e talvez você veja um anúncio sobre o que procurou na rede nos últimos dias (ou meses).
Assim, há um programa que grava seus interesses manifestos pelos cliques e o busca para que você satisfaça seus interesses.
Na realidade os anúncios ajudam as empresas a expor seus produtos e a vendê-los. Pensando por outro lado, também podem nos ajudar a achar aquilo de que necessitamos. Basta saber clicar. Um abraço a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.