quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Grande desfile de 30 anos


Vou comentar hoje com vocês, leitores, alguns dos momentos do desfile que comemorou os 30 anos do Natal Luz, em Gramado. O desfile de Natal ocorre todos os anos. É um dos espetáculos do Natal Luz, mas este ano ele recapitulou momentos de cada ano da grande festa natalina naquela cidade.

Logo no início do desfile, um livro apareceu - era o livro do Natal Luz e uma página em branco no final mostrava que esse desfile inauguraria um novo tempo nas comemorações.



Apareceram os três reis do Oriente, que visitaram o Menino Jesus, só que um num camelo, outro num cavalo e um outro, interessantíssimo, num elefante.


Relembrou-se o ano em que três pianistas famosos se apresentaram no show Nativitaten, sobre as águas do lago Joaquina Bier, em 1993.



Houve um momento mágico, com desfile de soldadinhos de chumbo gigantes.


Também desfilaram os biscoitos de Natal.


Foram lembrados os corais que se apresentam no Natal, junto à árvore.




Vejam os brinquedos de Natal, que acompanharam o carro de Papai Noel.




A lenda de Papai Noel, ao final do desfile, precedeu a queda de neve artificial.





E tudo foi narrado por um mestre de cerimônias do alto de uma torre em espiral, iluminada.




O desfile durou uma hora e maravilhou a todo público, inclusive a nós.
Deve repetir-se no próximo final de ano.
Vejam o vídeo do trecho do desfile dos soldadinhos de chumbo.





domingo, 24 de janeiro de 2016

Viajando por perto: Anápolis

Voltamos a Brasília esta semana e precisava visitar meus netos que moram em Anápolis. Três deles fizeram aniversário durante este mês. Fomos até lá ontem. São 150 quilômetros, daqui do centro de Brasília até lá.
Fizemos nosso passeio favorito naquela cidade: visitamos o parque Ipiranga com as crianças. Meu marido, Cláudio, preparou pipocas para oferecer aos peixes e vimos grandes carpas atraídas pelo alimento. Já era final de tarde, e o chafariz estava ligado.
Linda esta praça, próxima a tantos prédios de apartamentos.






terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Bombinhas



 

 

Há dois anos, visitei a cidade de Porto Belo, aqui em Santa Catarina. Agora, estamos na cidade de Bombinhas, que fica na mesma península, porém mais adiante. Nos hospedamos na praia de Bombas, que é bem tranquila, e com mar calmo e morno. A Pousada onde estamos fica próximo ao mar e podemos facilmente "visitá-lo" pela manhã e à tarde.
Hoje pela manhã fizemos um passeio maior, indo até ao centro de Bombinhas e visitando a praia da Lagoinha, onde é possível ver um verdadeiro aquário, com lindos peixinhos. Os menores chegam a morder os pés dos banhistas.
Na volta viemos a pé até o bairro onde estamos hospedados e foi uma bela caminhada, passando por outras praias e depois vendo a paisagem desde o alto.
Compartilho com vocês, leitores, algumas fotos.


 





 




 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Natal luz em janeiro

Sempre desejei assistir ao Grande Desfile de Natal, um espetáculo que acontece durante as comemorações de Natal na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Este ano, estou visitando minha mãe em Porto Alegre em janeiro e pensei que não teria ocasião de satisfazer esse desejo, mas consegui. Este ano aconteceu Natal luz em janeiro, isto é, o evento foi prorrogado até este fim de semana e fui durante dois dias àquela cidade, na serra gaúcha, principalmente para assistir ao Grande Desfile.
Completaram-se em 2015 os 30 anos de Natal Luz e o desfile, que dura uma hora e é apresentado entre 4a e domingo, todas as semanas, de novembro à primeira quinzena de janeiro, mostrou fragmentos desses 30 anos. Assim, vimos três reis montados em camelo, elefante e cavalo, biscoitos de Natal andando, carros lembrando apresentações passadas, como, por exemplo, o ano em que três pianistas de renome nacional estiveram na ilha central do lago onde acontece o show Nativitaten. Fiquei sabendo que o desfile como acontece hoje iniciou-se em 2000 e que foi chamado o famoso criador de desfiles  Joãozinho 30 para idealizá-lo. A propósito, há uma escola de artes que forma artistas profissionais para exercerem suas atividades durante o Natal Luz, especialmente. Por isso, havia muitos bons atores participando do desfile, que foi comandado por um animador, vestido como mestre de cerimônias, do alto de uma pequena torre em espiral, justamente perto do setor onde eu estava.
A ornamentação da cidade nesta época é belíssima e neste ano tinha na principal avenida pirâmides inscritas com palavras que representam valores que sempre desejamos, como paz, felicidade, amizade..., ao lado de arcos e árvores natalinas, que se iluminavam todas as noites. A propósito, o acendimento das luzes forma um espetáculo a que assistem centenas de pessoas, neste ano postada em frente ao Palácio dos Festivais, onde havia na sacada um relógio imenso com engrenagens que passavam a se mover na hora do pôr-do-sol (20h30), quando também as lâmpadas da cidade iam-se se acendendo aos poucos, ao som de música de Natal.
Na rua coberta, em frente a esse prédio do Palácio dos Festivais, há muitos restaurantes e uma imensa árvore iluminada, onde acontecem shows musicais em muitas noites. Nos dias em que estive na cidade, não houve espetáculo ali, infelizmente.
Fiquei um dia numa pousada no centro da cidade e depois fui para uma outra, num bairro um pouco afastado, junto ao Lago Negro, cercado de muitas árvores como pinheiros e de muitas flores, principalmente hortênsias, que fazem a beleza da cidade. Estivemos fazendo caminhadas até esse lugar e em volta do Lago por duas vezes, ontem e hoje, e voltamos deslumbrados com a beleza da cidade, que guarda durante todo o ano o encanto da vegetação da serra e dos belos jardins cuidadosamente cuidados.















terça-feira, 12 de janeiro de 2016

De catamarã até o Barra Shopping




Pela primeira vez, hoje, experimentei a linha de catamarã entre o centro da cidade de Porto Alegre até o Barra Shopping, na zona sul.
A tarde estava bastante quente, uns 36 graus C. ( Para quem não sabe, as temperaturas no verão no sul do Brasil são bem elevadas.) Aproveitamos o ar condicionado na estação do catamarã, observando o lago Guaíba, e depois no próprio barco e no shopping.
Inicialmente, essas embarcações faziam apenas a linha entre o centro de Porto Alegre e a fronteira cidade de Guaíba, onde há lugares históricos, que lembram a Revolução Farroupilha. Posteriormente criou-se essa nova opção, de viajar apenas até o Shopping.
Após fotografar o cais do porto, o gasômetro (próximo ao qual está sendo revitalizada a orla do lago), o estádio Beira Rio e a casa de cultura Iberê Camargo, chegamos ao píer e desembarcamos, aproveitando para dar uma volta no shopping e tomar um sorvete.
Voltamos depois de lotação até próximo ao centro.
Observem as fotos do passeio.













Veja e adquira este lindo Guia de viagem.
Você terá experiências maravilhosas!






segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Jardim Botânico - Porto Alegre

Há dez anos não visitava o Jardim Botânico de Porto Alegre, mas lembrava que é um lugar belíssimo.
Nós o revimos esta tarde.
Fica no bairro Jardim Botânico, Rua Dr. Salvador França, 1427,  próximo à Av. Ipiranga e abre de 3a. a domingo. As entradas custam 6 reais, mas para idosos são 3 reais. O horário de funcionamento é de 8h às 17h.
Visitamos áreas com lagos, plantas aquáticas, samambaias, belas árvores floridas, pinheiros, palmeiras... São muitas plantas ao lado de alamedas calçadas, planos diferentes ligados por escadas, lagos com as margens ligadas por pontes. Nos lagos, tartarugas, peixes, aves aquáticas fazem a alegria das crianças. Vimos também um simpático lagarto, que não consegui fotografar bem, com minha câmera de estimação, devido à distância e ao movimento.
O Jardim Botânico de Porto Alegre é um local maravilhoso para passeios das famílias e casais.
Vejam as fotos.