sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Natal luz em janeiro

Sempre desejei assistir ao Grande Desfile de Natal, um espetáculo que acontece durante as comemorações de Natal na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Este ano, estou visitando minha mãe em Porto Alegre em janeiro e pensei que não teria ocasião de satisfazer esse desejo, mas consegui. Este ano aconteceu Natal luz em janeiro, isto é, o evento foi prorrogado até este fim de semana e fui durante dois dias àquela cidade, na serra gaúcha, principalmente para assistir ao Grande Desfile.
Completaram-se em 2015 os 30 anos de Natal Luz e o desfile, que dura uma hora e é apresentado entre 4a e domingo, todas as semanas, de novembro à primeira quinzena de janeiro, mostrou fragmentos desses 30 anos. Assim, vimos três reis montados em camelo, elefante e cavalo, biscoitos de Natal andando, carros lembrando apresentações passadas, como, por exemplo, o ano em que três pianistas de renome nacional estiveram na ilha central do lago onde acontece o show Nativitaten. Fiquei sabendo que o desfile como acontece hoje iniciou-se em 2000 e que foi chamado o famoso criador de desfiles  Joãozinho 30 para idealizá-lo. A propósito, há uma escola de artes que forma artistas profissionais para exercerem suas atividades durante o Natal Luz, especialmente. Por isso, havia muitos bons atores participando do desfile, que foi comandado por um animador, vestido como mestre de cerimônias, do alto de uma pequena torre em espiral, justamente perto do setor onde eu estava.
A ornamentação da cidade nesta época é belíssima e neste ano tinha na principal avenida pirâmides inscritas com palavras que representam valores que sempre desejamos, como paz, felicidade, amizade..., ao lado de arcos e árvores natalinas, que se iluminavam todas as noites. A propósito, o acendimento das luzes forma um espetáculo a que assistem centenas de pessoas, neste ano postada em frente ao Palácio dos Festivais, onde havia na sacada um relógio imenso com engrenagens que passavam a se mover na hora do pôr-do-sol (20h30), quando também as lâmpadas da cidade iam-se se acendendo aos poucos, ao som de música de Natal.
Na rua coberta, em frente a esse prédio do Palácio dos Festivais, há muitos restaurantes e uma imensa árvore iluminada, onde acontecem shows musicais em muitas noites. Nos dias em que estive na cidade, não houve espetáculo ali, infelizmente.
Fiquei um dia numa pousada no centro da cidade e depois fui para uma outra, num bairro um pouco afastado, junto ao Lago Negro, cercado de muitas árvores como pinheiros e de muitas flores, principalmente hortênsias, que fazem a beleza da cidade. Estivemos fazendo caminhadas até esse lugar e em volta do Lago por duas vezes, ontem e hoje, e voltamos deslumbrados com a beleza da cidade, que guarda durante todo o ano o encanto da vegetação da serra e dos belos jardins cuidadosamente cuidados.















Um comentário:

  1. Boa noite Celina,
    Deve ser muito interessante esse desfile e bem original.
    Os jardins em redor do Lago são lindíssimos (adoro parques assim) e com enfeites de Natal muito belos. Quando ligados devem proporcionar um assombroso espectáculo de luz!
    Muito obrigada por partilhar.
    Beijinhos e um excelente domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.