segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Gramado - muitas atrações na mesma avenida






Passeando mais uma vez em Gramado, ficamos toda uma tarde na mesma avenida - a Borges de Medeiros.
No alto da subida que existe numa parte da rua, a lagoa Joaquina Bier, onde transcorrem muitos e belos espetáculos natalinos nesta época do ano e o acesso ao Minimundo, que é uma cidade em miniatura.
No canteiro central, nessa altura, está um anjo voando, provavelmente anunciando o Natal Luz em Gramado.
Todo o canteiro central está ornamentado para o Natal, com muitas árvores. A maior parte do material utilizado na decoração é reciclado. As garrafas pet brancas transformaram-se, como em mágica, assumindo tom de cristal.
Descendo a ladeira, passamos por um lindo relógio com peças que lembram o Natal, movimentando-se numa festa que atrai os turistas para fotografá-lo.
A rodoviária, construída num estilo europeu é outra obra de arte, e claro que vestindo cores natalinas.
Na feira de artesanato, muitos cozinheiros, com avental e touca típicas, preparam deliciosos pães caseiros e cucas, de tradição alemã. Falei com o pessoal da barraca com o letreiro Linha Bonita. Me disseram que moram nesse lugar, no campo, a 5 km do centro de Gramado e vêm à cidade para trabalhar na feira, quando há festas.
Há um grande papai-noel num cruzamento, sorrindo e convidando para entrarem todos nas comemorações de Natal.
O posto de informações turísticas é outra construção interessante na Avenida, e, na parte de baixo do prédio, há confortáveis instalações higiênicas para serem usadas pelo público.
É nessa rua também a célebre igreja de Gramado, ao lado do palácio de festivais, onde também acontecem os festivais de cinema.
Quase em frente ao palácio de festivais, uma linda praça e uma rua coberta, onde é possível admirar mais uma vez a ornamentação natalina, lanchar ou tomar uma refeição e assistir a shows, junto a uma árvore de natal chamada cantante, porque ali se apresentam muitos corais, com as músicas tradicionais de Natal, mostrando os sons do Natal Luz.
Tudo isso se soma à beleza natural da região, povoada de montanhas, araucárias e hortênsias.



















quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Fotografando do avião


Olá, tive um dia de Natal muito alegre, que começou numa cidade e terminou em outra.
Quase chegando, tive a ideia de fotografar do avião a minha cidade natal, que aparecia lá embaixo, sob um dia de sol e um céu azul.
O avião se aproximava do aeroporto e se avistava a ponte sobre o Guaíba, que já foi chamado de rio e hoje é considerado um lago A ponte liga Porto Alegre à cidade de Guaíba e também à estrada para as cidades do sul, como Pelotas e à fronteira.
Quando eu era criança, amava passar sobre esta ponte. Às vezes é necessário esperar que seja possível a passagem, quando um navio passa e uma parte da ponte é elevada.É interessante ver isso. Também se passa por ilhas povoadas no Guaíba, como a ilha da Pintada, onde muitas pessoas residem e se arriscam, porque frequentemente o local passa por inundações.
Vejam as imagens aéreas da chegada a Porto Alegre. Espero em breve mostrar outras imagens da minha cidade natal.










quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Viagem de 365 dias

Este post é sobre a "viagem" que fizemos durante todo este ano, lendo diariamente o livro de reflexões "Inspiração Juvenil - Volta ao mundo em 365 dias", em que o autor, Odailson Fonseca, narra aventuras vividas em viagens ou compartilha sobre algum lugar do planeta, sempre concluindo com uma reflexão sobre a Bíblia.
Nesta semana, lemos um dia sobre o monte Fugi, no Japão. O pastor Odailson conta sobre a difícil escalada até o topo do monte Fugi e depois sobre a descida. Leiam este fragmento:
"É só vendo para crer: descer o Fuji é testemunhar a esperança da transição de um deserto vulcânico até o mais encantador bosque verdejante. Lá embaixo, uma floresta tropical anunciava a vitória da natureza viva sobre as cinzas desoladoras.
Não é incrível? A natureza sempre dá um jeito de sobreviver. Naquele trajeto eu só conseguia pensar em como Deus reconstrói nossos sonhos. Talvez você esteja muito triste com algo que trouxe tristeza ao seu coração. Pode ser a saudade dos pais, uma dificuldade financeira, ou um sentimento de solidão. Mas tudo isso passará se Jesus estiver com você.
Ao lado de Cristo, as lágrimas que secam e, seu rosto hoje podem fazer brotar a felicidade eterna em seu coração. Existe muita coisa boa pela frente. Basta acreditar, esperar um pouquinho e prosseguir adiante com Deus. Ele pode tornar vulcões em jardins. Confie!"
O ano está terminando e passaremos a outras leituras para reflexão, mas o importante é encontrar cada dia uma motivação para prosseguir em nossa jornada, é ver um sorriso de Deus em cada detalhe da natureza que observamos, é achar a mensagem de Deus para nós em cada curva do caminho.