sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Passeio em Gramado

Época de férias escolares e lá fomos nós de novo para o sul.
Não deixamos de visitar Gramado, é claro.
Quando chegamos, a temperatura estava bem fria para o verão e tive, ainda na rodoviária, de abrir a mala e achar minha blusa e meu casaco de frio.
O tempo ficou mais firme e a temperatura subiu, mas não muito.
Passear em cada rua de Gramado é uma festa, particularmente neste período do Natal Luz, que termina este ano em 15 de janeiro (próximo domingo). As atrações são numerosas.
Visitei neste meu último passeio o Minimundo, com réplicas de atrações no Brasil e no mundo, e o Lago Negro, com pedalinhos em forma de cisnes ou de embarcações piratas e com uma trilha florida de lindas hortênsias em volta.

As ruas ficam lindamente ornamentadas, e cada ano é um motivo diferente.
À noite, a festa do acendimento atrai uma multidão para a frente da rua Coberta. No prédio em frente, inicia-se o acendimento das luzes todas as noites às 20h30, numa sacada ornamentada com engrenagens que lembram o tempo passando e ao som de belas músicas, iniciando com a música tema do Natal Luz.
A partir dali, as luzes da cidade vão sendo ligadas e a cidade fica luminosa.
Os shows ligados a qde novembro a janeiro fazem com que inúmeros turistas se dirijam à cidade.
Assistimos ontem ao Grande desfile de Natal, com um enredo que conta a história de uma menina cujos pais se encontraram num Natal em Gramado, casaram em outro Natal e mostraram para ela as lindas recordações, da infância de cada um e do belo romance entre eles, para explicar um presente de Natal que lhe deram.
O desfile termina com o carro encantado de Papai Noel e suas renas e a neve caindo.
E a noite terminou numa festa espontânea, com os turistas registrando belas  recordações no meio da neve artificial.