quarta-feira, 5 de maio de 2010

Oportunidades

Hoje, no intervalo das aulas, ocorreu uma cena inusitada. Uma menina estava tranquilamente sentada no jardim da escola, conversando com as colegas quando alguma coisa lhe ocorreu. Levou a mão ao rosto, quase desmaiou, o sangue escorreu pela face. Um professor a socorreu e levou-a para nossa sala.
Ela havia recebido uma pedrada no rosto. Alguém falou que pessoas de fora do muro da escola haviam jogado pedras. Mas, conforme apuramos em seguida, a pedra veio de dentro da escola e, ao que tudo indica, conforme testemunhas, das mãos de um colega de sala da vítima.
Felizmente, ela parecia bem no final do dia, após voltar do hospital, aonde foi acompanhada por professores e pela direção da escola e após receber pontos no ferimento.
Soubemos que o agressor havia recebido uma oportunidade de continuar na escola após uma transgressão anterior. Há uma cultura atual de oferecer chances de recuperação às pessoas. Estou de pleno acordo com o direito que todos têm de se recuperar.
Entretanto, lembro de outra pessoa que recebeu uma chance, fatal para 6 rapazes assassinados friamente e para o próprio homem que a recebeu, que terminou se suicidando, fatos acontecidos a poucos quilômetros  de onde moro.
A mãe da menina que foi ferida hoje pôde buscá-la, graças a Deus, no final do dia. Mas deve ficar em dúvida sobre a segurança da filha nos próximos dias, quando a vir partindo para a escola, aonde vai para estudar.
Espero que seja oferecida nova chance ao menino agressor, porém longe do grupo do qual faz parte atualmente,  para que ele possa pelo menos refletir nas consequências que as ações trazem e pensar em mudar seu comportamento.  Espero sinceramente que aprenda a conviver em sociedade, e espero também que a escola possa oferecer  um bom ambiente para a formação dos jovens, que lhes dê reais possibilidades de realização como cidadãos na vida profissional e pessoal.

Um comentário:

  1. Transcrevo o comentário de minha amiga Haydee:
    Concordo com vc, amiga.... Que mundo é esse em que as pessoas clamam por oportunidades e as desperdiçam sem o menor pudor!!
    Que mundo é esse em que as oportunidades concedidas ao outro colocam nossa integridade em risco!!!???
    Como fica a escola tendo que mediar comportamentos como esse de pessoas que desconhecem o respeito, o seu limite e o direito do outro!!??
    É mto triste e preocupante por que só Deus mesmo; a pedagogia e a didática não conseguem dar conta!!!!
    Que sua esperança se converta em realidade.

    Haydée

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.