Pular para o conteúdo principal

De novo em Brasília

Em 1974, eu trabalhava em Porto Alegre, numa empresa pública, quando minha atenção foi chamada para uma norma de serviço interna. A empresa convocava empregados de todo o país que quisessem trabalhar em Brasília. Aqueles que se apresentassem receberiam ajuda de custo e outras vantagens, como residência funcional. Eu era jovem e meu esposo também. Tínhamos dois filhinhos pequenos. Mesmo assim decidimos mudar-nos. Essa foi minha primeira viagem de avião, conhecemos uma cidade nova, uma região nova e tivemos de nos adaptar a essa realidade. Fomos residir no Plano Piloto, onde ficavam os apartamentos funcionais.
Depois de quatro anos, pensamos em adquirir uma casa e, como eram muito caras as residências no Plano Piloto, adquirimos uma casa fora do Plano Piloto, num setor denominado Guará. De lá nos mudamos mais tarde para uma chácara nas proximidades do Gama e agora estamos residindo na área urbana do Gama, por ser mais fácil o acesso para as atividades escolares do Lucas. Quando me mudei do Plano Piloto, na época, foi como me mudar de Brasília e ir morar numa outra cidade. As outras cidades do DF eram denominadas cidades-satélites. Originalmente as pessoas que construíram a cidade deveriam ter voltado para seu estado de origem, porém permaneceram no DF e então o local destinado a suas residências foi chamado de cidade-satélite. Essas "cidades" ganharam vida própria, com comércio, escolas, hospitais, indústrias, mas continuaram sendo cidades-satélites e depois, como essa denominação é depreciativa, passaram a ser denominadas cidades ou regiões administrativas. Não há possibilidade de criação de novos municípios no DF.
Eis que, na semana passada, recebi uma correspondência dos Correios, determinando que as regiões de Brasília sejam consideradas como bairros nos endereços. Então, estamos de volta a Brasília, morando no bairro do Gama.
Queridos leitores, na realidade pouco importa onde moramos ou sua classificação como bairro, cidade ou região administrativa, desde que tenhamos o mínimo necessário para viver saudavelmente. Mas lembrei de Adão e Eva, que moravam no Éden, um pedaço do céu, com visitas diárias do próprio Deus. Dali saíram expulsos e passaram a andar em outras regiões da terra. Hoje nós, seus descendentes, somos "estrangeiros e peregrinos" mas sabemos que nosso lar é o lar celestial. Não importa o lugar, nesta terra, onde moramos. O importante é que, através de Cristo, seguindo o Caminho, podemos viver aqui onde estamos, a antecipação do Reino dos Céus e sabemos que somos cidadãos do Reino dos Céus. Um dia, o Senhor virá nos buscar e então estaremos de volta na sua presença, podendo desfrutar da vida eterna. Estaremos então de volta ao Lar.

                                                            Visita ao memorial JK

Comentários

  1. Oi amiga querida!

    Gostei de saber um pouco mais sobre Brasília, já estive aí. Uma vez fui num congresso de jovens do Brasil todo e fiquei alguns dias e nas outras duas vezes foi só de passagem, nem saí do aeroporto.

    Mas é verdade Celina, somos cidadõas do Reino dos Céus, aqui não é o nosso lar, também não vejo a hora do Senhor vir nos buscar.

    Beijos e um feliz sábado!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia benção

    A Vida, às vezes coloca em nossos caminhos…
    Muros, barreiras e obstáculos…
    São obstáculos, onde devemos lutar, tentar e finalmente conseguir vencê-los.
    E quando vencê-lo, fique ciente que lá na frente estará alguém para lhe dizer que você é um grande vencedor…
    Então lute e nunca desista de seus sonhos, objetivos, planos enfim nunca desista da vida, pois ela é única e os obstáculos que a vida nos proporciona, são para ser vencidos, e para provar que você é capaz, de vencê-lo.Uma semana com toda sorte de benção fica com nosso papai!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Celina

    Como você disse: não importa o lugar onde moramos aqui nesta terra, o importante é o lugar que vamos morar com Cristo no céu. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Celia,
    boa noite,

    Percebo que sua família é uma família mto de Deus.
    Amei o comentário que deixou em meu blog.

    Parabéns!!!

    Deus tem muito mais a fazer.

    beijos
    suely

    ResponderExcluir
  5. Celina, tem selinho pra você lá no blog ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Celina, tem um selinho para vc no meu blog ok? Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil, também em Porto Alegre, na zona sul, fica junto às Avenidas Beira Rio e Borges de Medeiros e também à Av. Praia de Belas, em frente ao Shopping Praia de Belas. Apresenta muitas quadras para esportes e pista para caminhadas. Por ser bastante extenso, e avizinhar-se a chuva, visitamos apenas uma parte, próxima ao Shopping. O parque é arborizado e tem muitas áreas gramadas. Observamos uma rampa para bicicross, onde diversos jovens se exercitavam.  Encontramos no parque, ao lado da Av. Borges de Medeiros, trecho que continua a mesma avenida da área central da cidade,  um impressionante monumento homenageando o Direito à Memória e à Liberdade, dedicado aos que morreram na luta pela liberdade, em especial a Manoel Raymundo Soares, cujo corpo foi encontrado à época com as mãos amarradas boiando no Guaíba. Apresenta as mãos algemadas,  uma mão crispada empunhando uma haste de bandeira e  outra mão aberta, voltada para cima. O céu estava...

Oportunidades

Hoje, no intervalo das aulas, ocorreu uma cena inusitada. Uma menina estava tranquilamente sentada no jardim da escola, conversando com as colegas quando alguma coisa lhe ocorreu. Levou a mão ao rosto, quase desmaiou, o sangue escorreu pela face. Um professor a socorreu e levou-a para nossa sala. Ela havia recebido uma pedrada no rosto. Alguém falou que pessoas de fora do muro da escola haviam jogado pedras. Mas, conforme apuramos em seguida, a pedra veio de dentro da escola e, ao que tudo indica, conforme testemunhas, das mãos de um colega de sala da vítima. Felizmente, ela parecia bem no final do dia, após voltar do hospital, aonde foi acompanhada por professores e pela direção da escola e após receber pontos no ferimento. Soubemos que o agressor havia recebido uma oportunidade de continuar na escola após uma transgressão anterior. Há uma cultura atual de oferecer chances de recuperação às pessoas. Estou de pleno acordo com o direito que todos têm de se recuperar. Entretanto, lem...

Floresta Nacional

  É uma área para preservar o meio ambiente, com o bioma cerrado, em Brasília. Fica bem próximo ao condomínio em que moramos. Assim, neste domingo voltamos lá. Meu sonho era fazer uma trilha grande que termina num riacho cuja nascente é no próprio parque. Os funcionários do parque já nos contaram que pelas 7 horas da manhã nos domingos saem vários grupos para visitarem as várias trilhas, a pé ou de bicicleta.  Nós costumamos chegar às 10 horas e ainda vemos muitas pessoas ainda circulando com bikes ou caminhando. A trilha que visitamos é uma trilha inclusiva, própria para pessoas de todas as idades. Ela é circular e passa por pequenos arbustos que apresentam muitas vezes as famosas flores do cerrado.  Tínhamos estado na FLONA na época da seca e voltamos agora. As plantas estão mais verdes e algumas partes da trilha estão mais fechadas. Entretanto, não vimos muitas flores nas trilhas. Entretanto, um funcionário nos chamou para visitar um jardim que construiu ao lado de uma...