quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasília




Terá lugar em Brasília, onde moro, a abertura da Copa das Confederações no próximo sábado. Na minha região, estamos recebendo a visita do time do Japão, que tem vindo treinar no estádio chamado Bezerrão do Gama.
É oportuno lembrar algumas características da cidade que é a capital  do Brasil.
Frequentemente vamos à região do Plano Piloto, acompanhando familiares visitantes, e vemos alguns cartões-postais de Brasília, que são a Catedral, o Congresso, o Palácio Planalto, o Palácio da Justiça, o Itamarati, o Palácio da Alvorada, a torre de transmissão de TV, de onde se tem uma visão da Esplanada e do Plano Piloto, abrangendo o Parque da Cidade, o Memorial JK, museu criado em homenagem ao fundador da cidade, a famosa Ponte dos Arcos.

Também podemos visitar modernos shopping centers, onde almoçamos, vendo como é movimentada essa região, na qual se situam os órgãos públicos, escritórios, centros médicos e comerciais.



Porém Brasília não se restringe ao Plano Piloto. Este é formado pelas chamadas Asas Norte e Sul, onde ficam as Superquadras residenciais e o comércio local. Superquadras são quadras formadas por blocos de apartamentos, muitos dos quais no início de Brasília eram residências funcionais dos funcionários que vieram trabalhar nas empresas públicas e órgãos governamentais. As quadras são numeradas e são chamadas 100, 200, 300 e 400. As quadras 100 e 200 ficam junto ao chamado Eixão (Eixo Rodoviário Sul e Norte) que liga a Asa Sul com a Asa Norte. As quadras 300 ficam junto à Av. W3 Sul, que é uma rua comercial, as quadras 400 ficam junto à Av. L2 Sul, onde se situam igrejas, escolas, faculdades, centros médicos. Há ainda quadras residenciais 700, onde ficam casas existentes desde a época da fundação, e alguns blocos de apartamentos mais recentes. Algumas residências ficam às margens do lago, em setores onde residem moradores de alto poder aquisitivo.

Além do Plano Piloto há regiões administrativas chamadas Guará, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, Gama...(Eu resido no Gama.) Essas regiões, como já mencionei, são objeto de discussão e já tiveram várias denominações. Foram chamadas de cidades satélites, cidades, regiões. Não há possibilidade de criação de outros municípios dentro do Distrito Federal. Assim, a denominação correta é a de regiões administrativas.  Recebi há algum tempo uma correspondência dos Correios, orientando a situar como bairros essas regiões, nos endereços do DF, mencionando Brasília como município.


Assim, estou residindo na região administrativa do Gama, em Brasília, DF.

Brasília está ainda em crescimento, são muitas as obras que estão sendo realizadas, como a construção de rede rodoviária própria para a locomoção de modernos veículos leves sobre pneus (VLP), de forma a melhorar o transporte.
Pretendo continuar residindo aqui no DF e ser testemunha de seu crescimento e desenvolvimento.





2 comentários:

  1. Celina, ficou ótimo este post falando de Brasília, parabéns.
    um beijo, Lauri

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina

    Brasília é um lindo lugar. Parabéns por compartilhar belas fotos. Bjs amiga.

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.