segunda-feira, 8 de julho de 2013

Centro de Porto Alegre

Praça da Matriz em Porto Alegre

O centro de Porto Alegre é formado por uma parte mais alta, onde fica a sede do governo estadual, o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, o Teatro São Pedro. Esses prédios ficam em volta da Praça da Matriz, junto à rua Duque de Caxias. Ao lado da praça da Matriz, fica o museu Júlio de Castilhos, que visitei várias vezes. 
Nesse museu, você pode ver objetos muito interessantes, como aqueles que eram usados em salas de aula antigas - até mesmo palmatórias, carruagens, armas antigas, roupas antigas. Lembro-me de ter visto a bota de um homem de estatura muito grande que viveu na região. Podemos chamá-la de "a bota do gigante".
Há uma  ladeira, a da General Câmara, que faz a ligação com a parte mais baixa do centro. 
Descendo essa rua que citei, na esquina da qual fica a Biblioteca Infantil em que eu me deliciava quando criança, é possível chegar a uma outra praça, chamada Praça da Alfândega ou Senador Florêncio, na rua dos Andradas. Esta rua, também chamada rua da Praia, é a principal rua comercial do centro de Porto Alegre.
Ali há uma parte somente para os pedestres, que simplesmente passeiam, muito bem vestidos, particularmente no inverno, com seus sobretudos e cachecóis, ou olham as muitas vitrines.
Descendo mais um pouco, chegamos à área próxima à Prefeitura Municipal, um prédio que toma conta da quadra, na frente do qual está uma pracinha com pombos. Do outro lado da avenida Borges de Medeiros, onde num outro ponto fica o famoso viaduto de mesmo nome, está o Mercado Público, que teve uma parte incendiada no último sábado.
É possível passear por toda essa área central a pé. Evidentemente é bom não usar sapatos muito altos, devido às ladeiras existentes no centro. 
Quando vou a Porto Alegre, se não fico em casa de familiares, me hospedo no centro, um pouco acima da rua da Praia, ou próximo à rua Salgado Filho, de onde é possível tomar ônibus para a parte sul da cidade.
Também dessa parte do centro é possível descer a avenida João Pessoa e chegar até o campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudei, e ao Parque Farroupilha, por onde eu caminhava para as aulas na Faculdade e, antes disso, para o Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha, este na avenida Oswaldo Aranha.
Nas fotos, mostro um pouco do centro de Porto Alegre.

Catedral metropolitana

Teatro São Pedro (foto da wikipédia)
Mercado público

Rua dos Andradas - foto wikipédia
                                       Prefeitura Municipal de Porto Alegre - foto wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.