sexta-feira, 19 de julho de 2013

Clube do SESC e primeira casa em Caldas Novas

Um pouco de descanso após o almoço e é hora de fazer um passeio à tarde em Caldas Novas. Nada como uma caminhada em volta do lago no clube do SESC, onde também é possível visitar a primeira casa em Caldas Novas. Vamos descrever este passeio.

O clube do SESC é o clube de todos os comerciários no Brasil. Tem sedes em várias lugares e em Caldas Novas tem um amplo conjunto de hotelaria, com hospedagem, restaurante, lanchonetes, centro cultural e parques aquáticos. É possível, mesmo estando hospedado em outro lugar, acessar o local para uma caminhada. Tem também um lago cercado por uma pista de caminhada, jardins, pequeno bosque e um local para visita cultural: a primeira casa em Caldas Novas. 
É a casa onde residiu um bandeirante (explorador do território) brasileiro - Martinho Coelho de Siqueira.Ele passeava pela mata quando seus cães tentaram beber água numa fonte, mas saíram imediatamente, ganindo muito. O bandeirante foi verificar o motivo: a água era espantosamente quente. Assim, em 1777 eram descobertas as fontes de águas termais naturais em Goiás, na região de Caldas. O bandeirante fixou residência na cidade - esta casa que podemos agora visitar, construída em 1778, incluindo sala, quartos, cozinha com amplo fogão de lenha, um quintal com carro de bois, muito bem conservado, onde estão indicadas as partes que o compõem, um puxado onde fica um pilão, para preparar farinha de cereais, com a força de uma roda d'água. A água que move a roda passa em frente à cozinha por um canal aberto de madeira, um rego d'água. Já vi numa outra casa de fazenda no mesmo estado de Goiás lavar-se a louça nessa água corrente, que  irá escorrer para um curso d'água depois de mover a roda que faz funcionar o pilão.
Há no local uma exposição de trabalhos artesanais. Os familiares que eu acompanhava adquiriram potes de vidro para guardar mantimentos e panelas de barro, onde pretendem preparar pratos típicos como a galinhada (arroz com galinha).
Na sala, ainda, uma curiosidade. Um painel fala sobre uma tecelã, Maria Flores de Jesus, que residiu em Hidrolândia, Goiás, e uma maquete mostra os passos para a elaboração de um tecido em algodão. Nesta época do ano as plantações estão se vestindo de branco para a colheita do algodão na região.
Os chumaços são colhidos, descaroçados, batidos, cardados, transformados em fios e novelos, enfim tecidos. Aos fins de semana, uma equipe de tecelãs mostra o processo nos equipamentos existentes na casa.

É um passeio diferente nesta primeira casa da cidade, um passeio ao passado.
Fogão a lenha Rego d'águaLago do SESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.