Estava procurando em Porto Alegre um museu em que havia certa ocasião visto um bonde. Queria rever esse antigo veículo e relembrar o tempo em que o utilizava para ir à escola.
Encontrei o museu, que fica num antigo casarão, de Lopo Gonçalves, na esquina da rua com o mesmo nome.
O bonde não estava mais lá. Fiquei sabendo que havia sido levado para a rua Ten. Alpoin, no bairro Partenon, onde existe um outro museu, da Carris - Companhia Carris Portoalegrense, a empresa que cuida do transporte público em Porto Alegre.
Não tive tempo de ir a esse museu no Partenon, que seria novo para mim, mas vi a maquete do projeto para a renovação do Museu de Porto Alegre e algumas peças que estavam em exposição.
Lembrei da caneta tinteiro, que era molhada na tinta mesmo. Havia uma dessas na minha casa, quando era criança. O excesso de tinta era retirado por um mata-borrão, do qual havia também um exemplar no museu.
O casarão é muito bonito e único na região, lembra uma outra época do bairro e de Porto Alegre. As casas próximas são pequenas e têm a fachada reta, com portas entre duas janelas, no modelo do início do século XX.
Estou aguardando a próxima visita para visitar o museu da Companhia Carris e rever o bonde!
Oi Celina!
ResponderExcluirMuito legal esse museu. Gosto de visitar museus também.
Super beijo amiga e um feliz sábado!