quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma flor da América Central




Orquídeas, foto de SILVA, D. A.

Esta viagem quem fez foi uma de minhas irmãs; recebi um telefonema dela, diretamente do Panamá, me contando as novidades, aproximadamente há um mês, quando esteve lá.
Ela participou de um intercâmbio cultural e por uma semana esteve hospedada na casa de uma família de Costa Rica, em San Jose, a capital.
A família a levou a passear em vários locais, inclusive à Universidade Adventista em Centro América, a UNADECA, onde há uma capela. Como temos o costume de, mesmo em viagem, frequentar a igreja, foram duas vezes a essa Universidade, uma para familiarizar-se com o local e outra no sábado, para que ela assistisse ao culto. Esse hábito de ir à igreja em viagem surpreendeu um pouco os anfitriões.
Uma praia famosa em Costa Rica é a de Puntarenas, na costa do Pacífico.Uma curiosidade é que não são todas as famílias que têm internet em casa, mesmo na capital de Costa Rica. Para que a viajante pudesse mandar emails, tiveram de ir à casa de um familiar da família anfitriã, onde, a propósito, havia bastantes condições de conforto.
Foi na casa da anfitriã que minha irmã tirou a foto da flor que está acima.


Depois, a excursão foi ao Panamá, onde o grupo se hospedou em um hotel por alguns dias para finalizar a viagem. Através de um telefonema recebido de lá, aprendi algumas coisas: a Cidade do Panamá, capital, tem uma área com muitos arranha-céus e shoppings, o que lhe dá um aspecto moderno e próspero. O Panamá tem como grandes fontes de renda o turismo e o tráfego pelo famoso canal do Panamá. 
Esse canal liga o Atlântico ao Pacífico e uma curiosidade é a de que há uma diferença de nível entre os dois oceanos. Por isso, são necessárias eclusas, para que os navios sejam colocados no nível do oceano para o qual se dirigem, através do aumento ou diminuição do nível da água na eclusa. A taxa cobrada é bastante cara, de muitos milhares de dólares, já que a economia de tempo e combustível na rota compensa o pagamento. 
Assim, a viagem de hoje foi para a América Central, através de notícias de outra viajante.
UNADECA

Canal do Panamá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.