domingo, 20 de setembro de 2015

Dia do gaúcho

Lendo o blog da Lia - Lia lendo a vida , ontem, recordei os desfiles que acontecem no dia de hoje no Rio Grande do Sul, em comemoração da Semana Farroupilha e do Dia do Gaúcho.
Essas datas lembram a Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, a mais longa revolução ocorrida no Brasil e que foi pacificada por Caxias em 1845. Os princípios defendidos nessa revolução são os da liberdade, da igualdade, da fraternidade.
O povo gaúcho até os dias de hoje preza muito a liberdade.
Lembrando os desfiles que já assisti na minha infância, vejam este vídeo. É interessante, porque conta a história da Revolução e mostra lindas músicas, como o Hino do Rio Grande do Sul - "Como aurora precursora do farol da divindade, foi o 20 de setembro o precursor da liberdade. Tenhamos valor, constância, nesta ímpia e injusta guerra. Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra."
Sou gaúcha e admiro o fato de os gaúchos cultivarem suas tradições ao longo do tempo, e mesmo quando longe do estado, como mostram Centros de Tradições Gaúchas em vários estados e aqui no Distrito Federal.  É nesse sentido que lembro da data de hoje.


Um comentário:

  1. Oi Celina!
    É verdade, os gaúchos sempre cultivando as suas tradições.
    Acho muito bonito isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.