domingo, 8 de novembro de 2015

Parque dos Jequitibás

Assisti a uma reportagem na TV local sobre esse parque, o Parque Ecológico dos Jequitibás, na região de Sobradinho I, em Brasília.  Aproveitamos esta manhã de domingo para conhecê-lo.
Conseguimos localizá-lo facilmente, pois verificamos antes a localização aqui na internet - Av. do Contorno, Quadras 10/11. Só precisamos fazer uma pequena volta dentro de uma quadra para chegar ao estacionamento porque a pista é liberada na área fronteira ao parque aos domingos para a prática de skate.
Na realidade o parque é formado por uma mata, apresentando um parque infantil e área para exercícios físicos com alguns bancos na parte próxima à pista. Há uma pequena trilha calçada, que está interrompida por árvores caídas. Observamos que o parque foi inaugurado em 2012.
Atrás do prédio da administração, há uma horta, provavelmente utilizada pelos funcionários (vimos apenas um vigia), onde observamos uma planta interessante: um pé de melancia, que é uma planta rasteira, crescendo de forma vertical, com os frutos amparados por pequenas redes.
No meio da mata, vimos ainda uma pequena lagoa, que não sabemos se foi formada pela água das chuvas ou se é permanente.
A impressão que tivemos foi de uma área mal conservada, ainda aproveitada pelas pessoas que residem próximo para um pequeno passeio. Vimos também várias pessoas fazendo caminhadas na parque externa do parque, onde há uma calçada própria para o exercício.
Outra observação é a de que parques na área central da cidade são bem conservados e os parques das regiões um pouco mais distantes, não tanto.
Mesmo assim, o passeio foi agradável, pois aproveitamos para almoçar num shopping à beira da rodovia DF 150 e assim Claudio hoje foi dispensado de suas atividades na cozinha.













4 comentários:

  1. Ainda que o estado de conservação não seja dos melhores, valeu o passeio e possibilitou mais um lindo encontro com a natureza! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Celina!

    Agradeço a sua visita ao meu espaço, o Cacareco's!
    Aos poucos, visitarei os seus demais Blogs, porém, digo que já decidi ficar por aqui.
    Pois, gosto de conhecer os lugares pelos quais outros visitaram a passeio.
    Amei visitar Brasília! Mas não tive tempo de conhecer os seus parques.
    Espaços onde as pessoas podem desfrutar do verde e da tranquilidade, não é mesmo?
    Lindas imagens, parabéns!
    E que venham mais parques à população!

    Linda semana com muitas bençãos!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Oi Celina!Agradeço sua visita ao meu blog.É muito bom viajar ,e adorei viajar atrvés do teu blog.Lindas fotos .Lugares lindos.Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Celina, vocês sempre encontrando ótimos lugares pra passear.
    Nem todos os lugares estão sempre muito conservados, mas é bom estar junto a natureza.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.