Pular para o conteúdo principal

Parque Nacional de Brasilia


Quando chegamos em Brasilia, na década de 70, visitamos algumas vezes o Parque Nacional de Brasília, apelidado pelos brasilienses de Parque da Água Mineral, devido a suas famosas piscinas de água corrente.
Depois, nunca mais fomos la, ate que hoje tive esta ideia. (Não reparem o teclado sem sinais de acentuação.)
O parque fica próximo à área central da cidade, ao lado do Setor de Oficinas. Verificamos o valor da entrada e, para nos, era gratuita. Estavam junto à bilheteria dois repórteres da TV Brasilia, preparando uma matéria justamente sobre o novo preço das entradas, que haviam espantosamente passado de 8 reais para 12 reais. Entrevistaram meu marido, que estava dirigindo o carro, e ele sabiamente declarou-se neutro justamente por não pagar entrada, devido à nossa idade.
Seja porque a entrada subiu, seja porque o dia estava nublado, não havia muitas pessoas no parque, que tem duas grandes piscinas de águas correntes- a piscina Pedreira, mais antiga e a Areal, um pouco mais nova. As duas rodeadas de muita grama, mesas para piquenique, construcoes de apoio, como lanchonete e banheiros e uma grande floresta.
Na verdade, a área para visitantes compõe apenas uma parque desse grande parque ecologico, que procura preservar o bioma da região.
Ha varias trilhas que podem ser percorridas e fizemos um circuito de 2 quilometros entre as duas piscinas, passando por áreas de mata e cerrado, de ambos os lados da trilha, esta asfaltada. Encontramos uma pequena trilha de terra, chamada Trilha da Capivara, na entrada da qual se alerta para a presença de animais silvestres e peçonhentos. Como nao estava usando calcados que protegessem meus pés, decidimos não entrar e vimos apenas o inicio dessa trilha.
No final de nosso passeio , vimos um pequeno regato o de águas transparentes e observamos o sol , que surgiu, um pouco tí
mido, acompanhando a chegada de mais alguns visitantes.
Gostei muito de rever o lugar onde estivemos passeando quando nossas crianças eram pequenas. Pretendo voltar logo com meu neto Lucas, que mora conosco, ou quando de alguma visita de outros netos a Brasilia.





Comentários

  1. Lindo parque que vale sempre revisitar! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais desse parque, com certeza vale a pena visitar, principalmente com crianças, pois tem bastante espaço pra correr e brincar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Oportunidades

Hoje, no intervalo das aulas, ocorreu uma cena inusitada. Uma menina estava tranquilamente sentada no jardim da escola, conversando com as colegas quando alguma coisa lhe ocorreu. Levou a mão ao rosto, quase desmaiou, o sangue escorreu pela face. Um professor a socorreu e levou-a para nossa sala. Ela havia recebido uma pedrada no rosto. Alguém falou que pessoas de fora do muro da escola haviam jogado pedras. Mas, conforme apuramos em seguida, a pedra veio de dentro da escola e, ao que tudo indica, conforme testemunhas, das mãos de um colega de sala da vítima. Felizmente, ela parecia bem no final do dia, após voltar do hospital, aonde foi acompanhada por professores e pela direção da escola e após receber pontos no ferimento. Soubemos que o agressor havia recebido uma oportunidade de continuar na escola após uma transgressão anterior. Há uma cultura atual de oferecer chances de recuperação às pessoas. Estou de pleno acordo com o direito que todos têm de se recuperar. Entretanto, lem...

Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil, também em Porto Alegre, na zona sul, fica junto às Avenidas Beira Rio e Borges de Medeiros e também à Av. Praia de Belas, em frente ao Shopping Praia de Belas. Apresenta muitas quadras para esportes e pista para caminhadas. Por ser bastante extenso, e avizinhar-se a chuva, visitamos apenas uma parte, próxima ao Shopping. O parque é arborizado e tem muitas áreas gramadas. Observamos uma rampa para bicicross, onde diversos jovens se exercitavam.  Encontramos no parque, ao lado da Av. Borges de Medeiros, trecho que continua a mesma avenida da área central da cidade,  um impressionante monumento homenageando o Direito à Memória e à Liberdade, dedicado aos que morreram na luta pela liberdade, em especial a Manoel Raymundo Soares, cujo corpo foi encontrado à época com as mãos amarradas boiando no Guaíba. Apresenta as mãos algemadas,  uma mão crispada empunhando uma haste de bandeira e  outra mão aberta, voltada para cima. O céu estava...

Passeio em Gramado

Época de férias escolares e lá fomos nós de novo para o sul. Não deixamos de visitar Gramado, é claro. Quando chegamos, a temperatura estava bem fria para o verão e tive, ainda na rodoviária, de abrir a mala e achar minha blusa e meu casaco de frio. O tempo ficou mais firme e a temperatura subiu, mas não muito. Passear em cada rua de Gramado é uma festa, particularmente neste período do Natal Luz, que termina este ano em 15 de janeiro (próximo domingo). As atrações são numerosas. Visitei neste meu último passeio o Minimundo, com réplicas de atrações no Brasil e no mundo, e o Lago Negro, com pedalinhos em forma de cisnes ou de embarcações piratas e com uma trilha florida de lindas hortênsias em volta. As ruas ficam lindamente ornamentadas, e cada ano é um motivo diferente. À noite, a festa do acendimento atrai uma multidão para a frente da rua Coberta. No prédio em frente, inicia-se o acendimento das luzes todas as noites às 20h30, numa sacada ornamentada com e...