terça-feira, 3 de novembro de 2015

Parque Nacional de Brasilia


Quando chegamos em Brasilia, na década de 70, visitamos algumas vezes o Parque Nacional de Brasília, apelidado pelos brasilienses de Parque da Água Mineral, devido a suas famosas piscinas de água corrente.
Depois, nunca mais fomos la, ate que hoje tive esta ideia. (Não reparem o teclado sem sinais de acentuação.)
O parque fica próximo à área central da cidade, ao lado do Setor de Oficinas. Verificamos o valor da entrada e, para nos, era gratuita. Estavam junto à bilheteria dois repórteres da TV Brasilia, preparando uma matéria justamente sobre o novo preço das entradas, que haviam espantosamente passado de 8 reais para 12 reais. Entrevistaram meu marido, que estava dirigindo o carro, e ele sabiamente declarou-se neutro justamente por não pagar entrada, devido à nossa idade.
Seja porque a entrada subiu, seja porque o dia estava nublado, não havia muitas pessoas no parque, que tem duas grandes piscinas de águas correntes- a piscina Pedreira, mais antiga e a Areal, um pouco mais nova. As duas rodeadas de muita grama, mesas para piquenique, construcoes de apoio, como lanchonete e banheiros e uma grande floresta.
Na verdade, a área para visitantes compõe apenas uma parque desse grande parque ecologico, que procura preservar o bioma da região.
Ha varias trilhas que podem ser percorridas e fizemos um circuito de 2 quilometros entre as duas piscinas, passando por áreas de mata e cerrado, de ambos os lados da trilha, esta asfaltada. Encontramos uma pequena trilha de terra, chamada Trilha da Capivara, na entrada da qual se alerta para a presença de animais silvestres e peçonhentos. Como nao estava usando calcados que protegessem meus pés, decidimos não entrar e vimos apenas o inicio dessa trilha.
No final de nosso passeio , vimos um pequeno regato o de águas transparentes e observamos o sol , que surgiu, um pouco tí
mido, acompanhando a chegada de mais alguns visitantes.
Gostei muito de rever o lugar onde estivemos passeando quando nossas crianças eram pequenas. Pretendo voltar logo com meu neto Lucas, que mora conosco, ou quando de alguma visita de outros netos a Brasilia.





2 comentários:

  1. Lindo parque que vale sempre revisitar! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais desse parque, com certeza vale a pena visitar, principalmente com crianças, pois tem bastante espaço pra correr e brincar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.