segunda-feira, 7 de março de 2016

Cerrado no Parque Olhos d'Água

Voltamos agora de uma caminhada nesta tarde de domingo no Parque Olhos d'Água, na Asa Norte, em Brasília. Além de olhar as alamedas, algumas aves perto do pequeno lago, passeamos numa Trilha do Cerrado, com árvores típicas da região centro-oeste do Brasil, como o pequizeiro,  a cagaita, a lobeira, o araticum do cerrado, o barbatimão.
 O cerrado é o tipo de vegetação existente originalmente no centro-oeste. É composto por árvores pequenas, com o tronco retorcido e não reto, folhas grossas. Muitas vezes essas árvores ficam esparsas, entre a erva que cresce no solo e outras vezes próximas a matas, como também aparece nesse parque, onde matas cercam pequenos cursos de água.
Já conhecia muitas dessas árvores, porque tive uma pequena chácara no meio do cerrado nos anos 80 e lá conheci o pequi e o articum ou araticum, frutas do cerrado. (Não aprecio, mas arroz com pequi é prato típico de Goiás). Também sei que o barbatimão é utilizado de forma medicinal, como cicatrizante e anti-inflamatório de uso local, porque observei seu uso em animais.

Passeio muito agradável, gostaria de ficar mais tempo. Mas o Claudio queria assistir a um jogo do time pelo qual torce - o Internacional de Porto Alegre.

Vejam um pouco do cerrado e do Parque Olhos d'Água.




regato
 


 
    trilha em meio à mata

Um comentário:

  1. Que lugar lindo !Fotos muito boas! Valeu ,não? Pena não poder ficar mais tempo! bjs, chica

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.