Pular para o conteúdo principal

Passeio ao Parque

Lembramos de voltar a visitar o Parque da Cidade, um grande parque localizado entre os setores Asa Sul (no Plano Piloto) e Sudoeste. Aprendi hoje que este Parque é o maior do mundo (embora não seja o mais famoso ou o melhor), tendo 420 hectares e muitas áreas para diferentes formas de lazer e esporte, além de um prédio para exposições. A propósito, está-se encerrando uma exposição da Semana de Ciência e Tecnologia.
Há muitas áreas para piqueniques, com churrasqueiras e mesas com bancos próximas, entre as árvores, que formam um grande bosque. Num dos setores, as árvores são pinheiros, e podemos encontrar as pinhas no solo. No mesmo bosque, vimos pistas para patinação e alguns instrutores com turmas de alunos, na maioria crianças.



Visitamos uma escola de equitação, onde estava-se realizando uma competição interna de hipismo clássico, na altura de 80 cm. Alguns cavaleiros e amazonas saltavam os obstáculos coloridos, armados numa pista de areia. O professor, que a propósito conhecemos, estava no centro da pista, e um auxiliar, denominado "pistinha" no jargão do esporte, estava a postos para recompor os obstáculos derrubados pelos conjuntos. (Chama-se conjunto a reunião de cavaleiro e cavalo.)



Fomos à área do lago, onde nadam peixes e aves aquáticas. Numa ponte, encontramos presos muitos cadeados,  simbolizando o desejo de casais de namorado, que os fixaram ali, de que seu amor dure eternamente, pois jogam a chave ao lago, imaginando que o amor continuará enquanto o cadeado estiver trancado. Havia próximo uma vendedora de brinquedos que formam bolinhas de sabão. Lembrei de minha infância, quando desejava muito esse brinquedo e quase o comprei para meus netos, mas resolvi voltar outro dia com eles para que o vejam e eu saiba se o apreciam. Estava no passeio apenas com meu neto de 19 anos e com o Claudio.



Noutro setor, está um parque de diversões com grande roda gigante, carrosséis e outros aparelhos e muitos frequentadores se divertindo. O parque é o Nicolândia e é gerenciado por uma empresa particular.



Pude observar que o parque tem-se tornado um centro de lazer para a população do DF ao longo destes anos em que moramos aqui. Lembro que, logo que aqui chegamos, as árvores eram novas e havia pouca sombra e observo agora como cresceram e também como o parque se desenvolveu, criando atrações para diversos públicos. Observamos grupos de motoqueiros, ciclistas, praticantes de hipismo, patinadores, voluntários comemorando o Dia Nacional da luta contra a violência no trânsito e até uma bateria de músicos, com muitos adultos tocando suas caixas percussivas e muitas famílias passeando ou fazendo corridas e caminhadas nas pistas próprias.
Voltamos para casa, após o almoço num restaurante no próprio parque. Agora é hora de trabalhar um pouco nas minhas provas bimestrais.


Comentários

  1. Oi Celina,prazer em conhece-la e a seu blog!Obrigada pela visita e comentário!Conheço Brasilia mas não sabia que lá tinha um parque tão grande,muito legal seu passeio.Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane, obrigada pela visita. Brasília tem muitos parques bonitos. Já mostrei outros aqui. Quando tiver um tempinho... pode olhar.
      Um abraço! Boa semana!

      Excluir
  2. Olá, querida Celina
    Tão bom passear num lugar sem barulhos excessivos e junto da natureza de Deus!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Oportunidades

Hoje, no intervalo das aulas, ocorreu uma cena inusitada. Uma menina estava tranquilamente sentada no jardim da escola, conversando com as colegas quando alguma coisa lhe ocorreu. Levou a mão ao rosto, quase desmaiou, o sangue escorreu pela face. Um professor a socorreu e levou-a para nossa sala. Ela havia recebido uma pedrada no rosto. Alguém falou que pessoas de fora do muro da escola haviam jogado pedras. Mas, conforme apuramos em seguida, a pedra veio de dentro da escola e, ao que tudo indica, conforme testemunhas, das mãos de um colega de sala da vítima. Felizmente, ela parecia bem no final do dia, após voltar do hospital, aonde foi acompanhada por professores e pela direção da escola e após receber pontos no ferimento. Soubemos que o agressor havia recebido uma oportunidade de continuar na escola após uma transgressão anterior. Há uma cultura atual de oferecer chances de recuperação às pessoas. Estou de pleno acordo com o direito que todos têm de se recuperar. Entretanto, lem...

Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil, também em Porto Alegre, na zona sul, fica junto às Avenidas Beira Rio e Borges de Medeiros e também à Av. Praia de Belas, em frente ao Shopping Praia de Belas. Apresenta muitas quadras para esportes e pista para caminhadas. Por ser bastante extenso, e avizinhar-se a chuva, visitamos apenas uma parte, próxima ao Shopping. O parque é arborizado e tem muitas áreas gramadas. Observamos uma rampa para bicicross, onde diversos jovens se exercitavam.  Encontramos no parque, ao lado da Av. Borges de Medeiros, trecho que continua a mesma avenida da área central da cidade,  um impressionante monumento homenageando o Direito à Memória e à Liberdade, dedicado aos que morreram na luta pela liberdade, em especial a Manoel Raymundo Soares, cujo corpo foi encontrado à época com as mãos amarradas boiando no Guaíba. Apresenta as mãos algemadas,  uma mão crispada empunhando uma haste de bandeira e  outra mão aberta, voltada para cima. O céu estava...

Passeio em Gramado

Época de férias escolares e lá fomos nós de novo para o sul. Não deixamos de visitar Gramado, é claro. Quando chegamos, a temperatura estava bem fria para o verão e tive, ainda na rodoviária, de abrir a mala e achar minha blusa e meu casaco de frio. O tempo ficou mais firme e a temperatura subiu, mas não muito. Passear em cada rua de Gramado é uma festa, particularmente neste período do Natal Luz, que termina este ano em 15 de janeiro (próximo domingo). As atrações são numerosas. Visitei neste meu último passeio o Minimundo, com réplicas de atrações no Brasil e no mundo, e o Lago Negro, com pedalinhos em forma de cisnes ou de embarcações piratas e com uma trilha florida de lindas hortênsias em volta. As ruas ficam lindamente ornamentadas, e cada ano é um motivo diferente. À noite, a festa do acendimento atrai uma multidão para a frente da rua Coberta. No prédio em frente, inicia-se o acendimento das luzes todas as noites às 20h30, numa sacada ornamentada com e...